Página inicial > SEMA > Notícias > Países do Zicosur firmam parceria na área ambiental
Publicado: Terça, 26 de Abril de 2016, 21h06 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h10 | Acessos: 181 | Categoria: Notícias

a-caceresGcom-Chico_Valdiner

Mato Grosso obteve avanços no 3º Encontro de Áreas Protegidas da Zona de Integração do Centro-Oeste Sul-Americano (Zicosur) realizado durante a Feira Internacional de Turismo (FIT). Por meio de da ‘Carta de Cuiabá’, Brasil, Argentina, Chile e Bolívia também firmaram parceria de cooperação técnica para atuação conjunta na área ambiental.

Conforme o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, André Torres Baby, as palestras e reuniões contribuíram com a troca de experiências entre os países para que cada um deles entendesse as particularidades, com o intuito de aperfeiçoar as políticas públicas. “Foi importante esta iniciativa da Sema em promover o encontro. Assim temos mais clareza sobre os principais desafios e como poderemos enfrentá-los", explicou André.

Com 60% da vegetação natural conservada, Mato Grosso é atualmente exemplo mundial na busca pelo aumento de produção com sustentabilidade por meio do programa ‘Produzir, Conservar e Incluir’, lançado na Conferência do Clima (COP 21) de Paris no ano passado pelo Governo do Estado e parceiros. O Estado possui 46 unidades de conservação estaduais, das quais 12 de uso sustentável, 33 unidades de conservação de Proteção Integral, entre elas, 18 parques estaduais, e ainda uma unidade aguardando recategorização.

Para a superintendente de Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Eliani Fachim, o saldo do evento foi positivo por traçar formas práticas de encaminhamento dos governos frente aos inúmeros problemas apontados para conservação das áreas protegidas e também trouxe uma metodologia para elaboração de projetos para busca de recursos internacionais. “Mato Grosso ainda precisa avançar na execução das ações, com melhor gestão das suas unidades de conservação que possuem muitas potencialidades.”

O encontro de áreas protegidas contou com palestras abertas ao público e reunião técnica com os representantes dos países à tarde. Sebastián Musalen representou a Província de Salta, na Argentina; Hector Raul Abatega, veio pela Província de Santiago del Estero, no Chile; Juan Carlos Añaez, atendeu pelo Departamento de Santa Cruz; e Alexandre Batistella, coordenador de Unidades de Conservação da Sema, representou Mato Grosso na discussão.

Sobre o Zicosur

É um bloco que reúne estados, departamentos e províncias de seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru). O objetivo do grupo é promover o desenvolvimento em diversas áreas, como meio ambiente e a socioeconômica, por meio de cooperação mútua. Durante a FIT, realizada entre os dias 20 e 24 de abril, o Estado recebeu personalidades nacionais e internacionais na busca de conhecer as experiências existentes nas diversas regiões, propondo princípios e o envolvimento de programas e projetos em prol da conservação das áreas protegidas.