Página inicial > SEMA > Notícias > Projeto da Sema prepara servidores para aposentadoria
Publicado: Quarta, 13 de Abril de 2016, 12h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h12 | Acessos: 251 | Categoria: Notícias

Fernanda Nazário
a-grupo4
Com 11 encontros programados ao longo de 2016, projeto visa resgatar a autoestima e oferecer novas perspectivas aos profissionais que se aposentam nos próximos 5 anos.

Com a proposta de oferecer apoio psicológico, emocional e jurídico aos servidores que têm pela frente o período de cinco anos ou menos para se aposentar, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) desenvolve a partir deste mês o Programa de Preparação e Planejamento da Aposentadoria (PPA).

De acordo com a psicóloga do setor de Qualidade de Vida da Sema, Mariana Penha, atualmente a secretaria possui cerca de 60 servidores prestes a se aposentar. Ela explica que muitos trabalhadores quando chegam na fase final da carreira ficam desmotivados, entediados e até mesmo depressivos devido à mudança na rotina. “Preocupados com o futuro dos servidores, vimos a necessidade de encorajá-los a vivenciar essa nova etapa da vida de forma organizada”.

Ao longo desse ano a Sema realizará 11 encontros com diversos temas. O primeiro ocorreu nesta segunda-feira (11.04), em que foi apresentado o planejamento e a proposta do projeto para cerca de 20 pessoas. Durante o primeiro deles, a psicóloga ouviu o desabafo de alguns servidores que se demonstraram angustiados e preocupados com o futuro e outros ansiosos e animados para se aposentar, como é o caso do servidor Joel da Silva Oliveira, 58 anos.

Após 33 anos como funcionário da Sema, Joel confessa que espera ansiosamente pela aposentadoria que deve acontecer daqui a dois anos. Ele lembra que no decorrer de sua vida já trabalhou muito, passou por diversos setores da secretaria e hoje está na coordenadoria de empreendimentos energéticos. “Tenho tantos planos para o futuro, quero aproveitar minha família, viajar. Já cumpri minha missão aqui. Agora chegou minha vez de descansar.”

Diferente dele, a servidora do setor de coordenadoria de unidade conservação, Vera Lúcia Noriko, 67 anos, tem 22 anos de Sema e já é aposentada desde 1994 como professora da rede estadual de ensino e admite que está com medo de se aposentar. Vera recorda que durante toda sua vida como funcionária da Sema passou mais tempo na secretaria do que em casa e por isso tem receio de ficar parada. “Sempre fui dinâmica e não quero perder o pique. Não sei o que me espera no futuro”. Vera se aposenta daqui a três anos e lamenta o fato, pois a aposentadoria nunca esteve em seus planos.

Sobre o projeto

Segundo a coordenadoria de gestão de pessoas da Sema, Méris Clara de Sant’ Ana, este projeto é a realização de um sonho na secretaria. Ela explica que em anos anteriores, a Sema realizava apenas palestras voltadas para o assunto e por dois anos sua equipe trabalhou na construção do PPA.  “Os servidores fazem parte da história da instituição e todos sabemos o quanto é difícil desapegar. Nossa intenção é fortalece-los emocionalmente para que enfrentem essa transição com segurança e, sobretudo, com respaldo legal”.

Méris também destaca que o programa irá contribuir com o compartilhamento de conhecimento adquirido pelos servidores que estão no processo de aposentadoria. “Essas pessoas são ricas em conhecimento, possuem vasta experiência em diversas áreas. Quando alguém se aposenta, a secretaria perde sem dúvida um excelente profissional.”

Mariana informa que, por enquanto, o projeto atenderá apenas os servidores da sede da Sema em Cuiabá, mas já está em discussão a proposta de expandir o programa para as regionais da secretaria.

Calendário do PPA

Os próximos acontecerão quinzenalmente. A segunda reunião, que ainda não tem data marcada, vai discutir as expectativas e autoconhecimento, com a abordagem sobre o sentimento do servidor e o que ele espera da aposentadoria. O tema do terceiro encontro será esporte e lazer, com discussão sobre as possibilidades de atividades que os servidores poderão praticar após o fim da carreira na secretaria.

No quarto encontro, a psicólogo tratará as relações familiares como assunto principal. Ela falará sobre a importância de passar mais tempo com filhos, netos e outros familiares durante o processo de transição. Na quinta reunião, o grupo assistirá palestras referentes às questões legais da aposentadoria e receberá orientações de como planejar a vida financeira a partir dessa mudança. Em seguida, os servidores voltarão a falar sobre autoconhecimento, depois sobre saúde e qualidade de vida na terceira idade. E na oitava e nona reunião o grupo fará uma retrospectiva do passado e planejarão o futuro.

Já no décimo encontro, a equipe volta a trabalhar questões sobre autoconhecimento. Na última reunião do ano, o grupo realizará um projeto futuro que consiste em um plano de ação para os próximos 10 anos. “Nesse plano os servidores vão traçar os objetivos da vida, os métodos para alcançá-los e trabalhar com datas. É importante eles saberem que a vida após a aposentadoria também pode ser muito dinâmica.”