Cerca de 100 servidoras da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram nesta sexta-feira (11.03) de um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na terça-feira (08.03). No início do dia elas foram recebidas com uma mesa de café da manhã oferecida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema-MT), em seguida, participaram de uma sessão de beleza, com massagem relaxante e drenagem linfática.
Durante a solenidade de abertura, a secretária Ana Luiza Peterlini parabenizou as servidoras pela sensibilidade feminina de transformar a vida das pessoas e relembrou as conquistas que as mulheres alcançaram ao longo dos anos. “Para chegar aqui enfrentamos diversas dificuldades, tivemos que conciliar o papel de mulher, mãe, esposa, filha, amiga e profissional. E isso é uma conquista porque há países que ainda não avançaram, estão paralisados no tempo e hoje nós podemos comemorar nossa liberdade de assumir diversos papeis na sociedade. E esse momento é importante para nos sentirmos valorizadas”.
A secretária executiva da Sema, Maria Fernanda Corrêa da Costa, também participou do evento e disse às servidoras o quanto elas são vitoriosas. “Entendo que vocês devem ter inúmeros desafios, não é fácil assumir todos esses papeis, por isso temos que pedir sempre a Deus sabedoria para que possamos continuar firmes como rocha inabalável, colocando amor em todas as atribuições que nos são dadas”.
Emocionada com a homenagem, a servidora Cristina Auade, 43 anos, não conteve as lágrimas. Ela conta que em sua mente passava o filme de sua vida, de quando engravidou e precisou criar sua filha sozinha, hoje a menina tem dois anos e oito meses. “Enfrentamos muitos desafios juntas. Desde nova ela já vai saber o quanto as mulheres são guerreiras, elas deixam o lar, a família, o descanso para desbravar o mundo e conquistar seu espaço. Depois de tanta luta é bom se sentir valorizada e saber que somos importantes”. Após o café da manhã, Cristiane recebeu orientações de uma especialista em higiene facial, que trabalha com cosmético, e realizou a limpeza de sua pele.
A servidora Odila Weippert se inscreveu para fazer massagem relaxante, técnica que ativa a circulação do sangue e relaxa as vias musculares. Ela adorou a iniciativa, já que quanto mais as pessoas se integrarem melhor o resultado do trabalho. “Estou há três anos na secretaria. Lembro que antes os servidores nem se conheciam, não se cumprimentavam. E com esses eventos de valorização as pessoas ficamos mais próximas. Estou gostando de ver essa transformação no Estado. A interação é fundamental para alcançar bons resultados. Me sinto grata por fazer parte dessa família”.
De acordo com o responsável pela Gerencia de Qualidade de vida da Sema, Flavio Jabra Peixoto, a proposta da secretaria é de valorizar o servidor e incentivar a interação entre eles. Segundo ele, cerca de 51% do quadro de funcionários da sede é composto por mulheres, o que equivale a 341 pessoas. “Não podemos deixar de parabenizar as mulheres, elas são importantes para a secretaria. O toque de cada uma faz muita diferença no dia a dia da instituição”.