A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) orienta aos usuários dos parques urbanos de Cuiabá para ficarem atentos durante as caminhadas com a segurança para evitar assaltos e estupros. Qualquer atitude suspeita deve ser comunicada imediatamente aos seguranças e policiais militares que estiverem em rondas, nos postos de vigilância ou diretamente à administração.
Os três parques possuem planejamento de segurança para atender à população, com postos de vigilância patrimonial, rondas ostensivas da PM (Zé Bolo Flô e Massairo Okamura) e permanente de motocicleta e bicicleta (no Parque Mãe Bonifácia). Mesmo com a estrutura atual, o coordenador de Unidades de Conservação da Sema, Alexandre Batistella, explica que é importante os usuários adotarem postura preventiva diante de possíveis ataques.
Ele explica que é sempre preferível caminhar em grupo, especialmente as mulheres, estar atento ao trajeto e possíveis aproximações de estranhos, evitar o manuseio do celular nas trilhas menos movimentadas, não caminhar à noite e correr a qualquer atitude suspeita. “Se você tiver a impressão de que está acontecendo alguma coisa estranha, que alguém olhou diferente, aperte o passo, corra até a administração e denuncie. Não espere pelo pior, porque é melhor passar por exagerado do que ser vítima de uma violência.”
A Sema está reforçando as medidas de segurança nos três parques e emitindo um alerta à população, pois houve uma tentativa de estupro a uma usuária do Parque Zé Bolo Flô na manhã desta sexta-feira (04.03). Felizmente ela conseguiu se libertar do homem que estava portando uma faca. Ela foi socorrida imediatamente por alguém que fazia caminhada e acionou a PM, que estava no local, e a administração. “Esperamos que um fato como esse não venha acontecer novamente, prestamos toda assistência à vítima. Pedimos à população que fique atenta e denuncie qualquer atitude suspeita.”