Os empreendimentos licenciados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) já podem se cadastrar para receber o certificado ambiental ‘Selo Verde’. O documento é uma comprovação de que a empresa desenvolve suas atividades baseadas em políticas e práticas sustentáveis.
Com o certificado os empreendimentos têm mais credibilidade junto ao mercado para as negociações nacionais e até internacionais, já que os trabalhos das empresas seguem os critérios do ISO 14001.
Para se cadastrar, o empreendimento precisa ter um sistema de gestão ambiental implantando há pelo menos um ano e ter sido licenciado pela Sema. Os interessados em concorrer ao ‘Selo Verde’ devem se inscrever neste link até o dia 29 de fevereiro. Após o término das inscrições, as entidades aptas para receber o Selo Verde serão comunicadas via e-mail e terão até o dia 18 de março para protocolar alguns documentos na Sema, dentre eles, uma cópia da licença. Os documentos necessários serão informados via e-mail.
As empresas cadastradas passarão por uma auditoria em que técnicos da secretaria avaliarão se elas seguem os critérios estabelecidos pelo Manual de Implantação do Sistema de Gestão Ambiental. Para receber o Selo Verde, os empreendimentos precisam ter uma gestão de resíduo sólido, fazer o controle efetivo de poluição e degradação ambiental, utilizar adequadamente e de forma controlada o agrotóxico, entre outros requisitos que serão analisados durante a vistoria.
A empresa que atender aos critérios do manual e estiver com os documentos regularizados receberão o certificado durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorrerá em junho deste ano.