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SEMA
Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 20h00 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h20 | Acessos: 238 | Categoria: Notícias

 

Fernanda Nazário
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O Governo do Estado sai à frente do país e monta o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) em 12 secretarias. A proposta é chegar a todos os 23 órgãos estaduais, com a inserção da pauta socioambiental no cotidiano dos servidores.

O Governo do Estado já possui 12 secretarias com plano de trabalho para o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Cerca de 80 servidores que participaram de uma oficina realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na terça e quarta-feira (02 e 03.02), na Arena Pantanal, em Cuiabá, conseguiram a partir de dinâmicas e discussões desenvolver os principais eixos de atuação nos órgãos estaduais para o ano de 2016. A proposta é tornar a gestão pública mais eficiente e sustentável.

De acordo com a representante da A3P na Sema, Gresiella Castilho, esse plano de trabalho das comissões se baseiam principalmente na promoção do uso racional dos recursos naturais, como água, energia elétrica, na gestão de resíduos, como papel, copos descartáveis, lixo. A proposta é ter servidores capacitados para atuar nos seus respectivos espaços de trabalho, sensibilizando ainda para a questão da saúde e segurança no trabalho. “Por que não realizar licitações e construções com enfoque sustentável? Tudo é uma questão de mudança de cultura”.

Dos 23 órgãos estaduais de Mato Grosso, 12 já estão com suas comissões criadas e planos traçados: Meio Ambiente, Cidades (Secid), Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Educação (Seduc), Fazenda (Sefaz), Gestão (Seges), Infraestrutura e Logística (Sinfra), Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Casa Civil, Departamento de Trânsito (Detran) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

A servidora da comissão A3P da CGE, Sandra Meiko, falou sobre as dificuldades de aplicar o plano de trabalho na controladoria e informou que antes de qualquer ação o grupo pretende fazer uma reunião de nível estratégico com os gestores da entidade, realizar uma pesquisa com os servidores e em seguida dar publicidade aos trabalhos da A3P. “Acabamos de criar a nossa comissão, mas já estamos animados para executar os seis eixos”.

Já na Casa Civil, o processo está mais adiantado, conforme o plano de trabalho apresentado pelo responsável pelo programa, Edisantos Amorim. Assim que foi criada a comissão gestora, a equipe monitorou o quanto de papel A4 era utilizado nas seis secretais instaladas no Palácio Paiaguás e o quanto de café era consumido nas instituições. No eixo de segurança e saúde no trabalho, a comissão planejou implantar até junho deste ano aulas de teatro e dança. E na área de capacitação eles pretendem elaborar oficinas e palestras sobre a questão ambiental.

A oficina contou com a participação de 82 pessoas e ficou sob a coordenação do professor e leader coach Luciano Zanquetta, que além de trabalhar a questão comportamental dos servidores, explicou como a A3P pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar na mudança do meio ambiente, o que vai impactar inclusive na qualidade de vida dos servidores. Ainda orientou como as comissões que podem executar os eixos de trabalho de maneira gradual, de forma que as metas sejam atingidas. “Durante o percurso do trabalho as secretarias vão se deparar com vários obstáculos, por isso é importante dar um passo de cada vez e consolidar as ações para que os servidores abracem a causa”.

Próximo encontro

Gresiella explica que essa oficina da A3P, conduzida pela Sema, foi apenas uma prévia dos planos a serem executados pelas secretarias. Foi dado um prazo de dois meses para o documento passar por alguns ajustes e ser oficializado como plano de ação. O detalhamento da metodologia do trabalho será apresentado na próxima oficina agendada para ocorrer na segunda quinzena de abril. “Depois de as secretarias passarem por toda essa capacitação elas terão um prazo para destrinchar melhor o plano de trabalho e deliberar as funções de cada componente para assim colocar em pratica a A3P nas suas unidades”.

Sobre o programa

O programa A3P consiste em inserir a responsabilidade socioeconômica e ambiental no cotidiano dos servidores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do local de trabalho das instituições estaduais. Após o Estado ter aderido à proposta da A3P, em outubro de 2015, mediante assinatura do termo de cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Sema ficou responsável pela sensibilização, monitoramento e avaliação dos trabalhos realizados pelas comissões criadas em cada secretaria.

Comissão gestora central

Além de cada órgão ter uma comissão gestora interna, o documento assinado com o MMA prevê a criação de uma comissão gestora central que é diretamente ligada ao governador. De acordo com Gresiella, essa comissão já está sendo elaborada e contará com a participação de pelo menos dois representantes do GAE, Sema, Seaf, Seduc, Seges, Secid e Casa Civil. Os problemas comuns das secretarias serão repassados pela comissão interna para a comissão central, que levará ao governador a situação para assim fazer um projeto macro que atenda a necessidade de todos.

 

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