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SEMA
Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 14h26 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h20 | Acessos: 218 | Categoria: Notícias

 

Fernanda Nazário
a-oficinaA3P

Durante evento, que segue até esta quarta-feira (03.02), na Arena Pantanal, 82 servidores se capacitam para levar conceitos ambientais simples, mas eficientes, à rotina de 12 secretarias estaduais.

Das 23 secretarias estaduais de Mato Grosso, 12 participaram nesta terça-feira (02.02) da Oficina Agenda Ambiental na Administração Publica (A3P), realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A capacitação tem o objetivo de orientar as equipes sobre como sensibilizar e mobilizar os servidores para a sustentabilidade. A oficina segue até as 18h desta quarta-feira (03.02), na Arena Pantanal, em Cuiabá.

A secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Elaine Corsini, participou da solenidade de abertura do evento e destacou a importância de as secretarias estarem envolvidas no trabalho de promoção da sustentabilidade no estado. “A questão ambiental ganha escala e isso acaba influenciando outras entidades, o que é gratificante para nós”. Após a abertura oficial, a capacitação seguiu sob a coordenação do professor e leader coach Luciano Zanquetta, que trabalhou a questão comportamental dos participantes e explicou como a A3P pode ser uma ferramenta poderosa para auxiliar na mudança do meio ambiente.

O programa é um método que contribui tanto para economia financeira do Estado quanto para a sustentabilidade, mas para isso Zanquetta ressalta que são as pequenas atitudes que fazem a diferença. “Podemos contribuir para um planeta mais sustentável sem estarmos ligados ao macro ambiente, basta uma atitude simples da nossa parte”. Durante a oficina, ele orientou como os grupos de servidores que estão à frente da A3P em suas secretarias devem agir. “O líder da comissão precisa influenciar as pessoas a se desenvolverem, deve ser mais humano, sensível, flexível e conhecer tanto a si mesmo quanto o outro.”

Servidora da comissão A3P da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Águeda de Brito acredita que é importante as comissões dialogarem antes de executar o programa. “Creio que essa oficina nos dará mais gás para iniciar o trabalho na secretaria porque agora sabemos como lidar com cada tipo de pessoa e então vamos conseguir driblar os problemas e focar no propósito da A3P.”

Já para a Flávia Piris, membro da A3P da Secretaria de Gestão (Seges), os métodos apresentados na oficina devem ser aplicados também na vida pessoal. Após entrar para a comissão, Flávia passou a refletir mais sobre a questão ambiental. Um exemplo foi quando ela visitou um fornecedor de doces para seu casamento. Ele mostrou à servidora doces com várias embalagens, o que para ela foi uma afronta. “Quando percebi que havia várias embalagens para apenas um doce me questionei se tudo aquilo era realmente necessário, tendo em vista que o plástico demora anos para se decompor, então optei por nenhuma embalagem. Percebi que não quero um casamento faraônico”.

Sobre o programa

O programa A3P consiste em inserir a responsabilidade socioeconômica e ambiental no cotidiano dos servidores, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do local de trabalho das instituições estaduais. Após o Estado ter aderido à proposta da A3P, em outubro de 2015, mediante assinatura do termo de cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Sema ficou responsável pela sensibilização, monitoramento e avaliação dos trabalhos realizados pelas comissões criadas em cada secretaria.

De início, apenas as secretarias de Meio Ambiente, Cidades (Secid), Gabinete de Assuntos Estratégicos (Gae) e Educação (Seduc) deveriam ter ações imediatas, mas as secretarias de Fazenda (Sefaz), de Gestão (Seges), de Infraestrutura e Logística (Sinfra), de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Casa Civil, Departamento de Trânsito (Detran) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) mostraram interesse e já criaram suas comissões.

Após a adesão à A3P, as secretarias seguirão quatro passos: criar a comissão gestora para o projeto com no mínimo cinco pessoas; realizar um diagnóstico da instituição; elaborar um plano de gestão socioeconômica ambiental; promover a sensibilização e capacitação da secretaria e avaliar e monitorar o projeto.

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