Página inicial > SEMA > Notícias > Fiscalização fecha garimpo ilegal e apreende equipamentos
Publicado: Segunda, 18 de Janeiro de 2016, 14h29 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h21 | Acessos: 228 | Categoria: Notícias

Fiscalização/Sema
aa-garimpo_1

Em uma ação conjunta com a Polícia Judiciária Civil, equipe de fiscais da regional da Sema embargam garimpo, apreendem 32 m³ de madeira ilegal e aplicam multas que totalizam R$ 128,8 mil.

A equipe de fiscalização da unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Alta Floresta realizou nos dias 13 e 14 uma operação no município de Paranaíta (77,5 km de Alta Floresta) que resultou no embargo de um garimpo que funcionava sem licença ambiental e na apreensão de 32 m³ de madeira ilegal. No total, três pessoas foram encaminhadas para a delegacia, as multas somaram R$ 128,8 mil.

De acordo com o gerente da unidade da Sema, Vinicius Salles, durante a ação no garimpo, foram apreendidos uma escavadeira hidráulica (PC), quatro conjuntos de motores e bombas d´água. Duas pessoas foram presas. O empreendimento foi multado em R$ 100 mil.

Na segunda ação, os fiscais também apreenderam 32 m³ de madeira serrada sendo transportados sem a Guia Florestal (GF). Uma pessoa foi encaminhada para a delegacia. O valor da multa aplicada neste caso foi de R$ 28,8 mil. A operação foi realizada em parceria com a Delegacia de Polícia Judiciária Civil de Alta Floresta.

Denúncias

Os crimes ambientais podem ser denunciados por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental. Na região de Alta Floresta, os contatos são: (66) 3521-1678/ 7919. Outros contatos no site da Sema: www.sema.mt.gov.br (contatos)