Um grupo de 50 servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) se prepara para a 32ª Corrida de Reis que ocorre neste domingo (10.01). A prova tem largada marcada para às 7h na Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, e chegada na Avenida do CPA, em frente à Praça das Bandeiras, em Cuiabá. Há quase quatro anos o grupo ‘Sema Runners’ participa das principais corridas do Estado. Antes, a equipe era composta apenas pelos servidores do setor de Tecnologia da Informação, mas, em 2015, o grupo expandiu para todos os setores e passou a fazer parte da lista de atividades realizadas pela secretaria.
De acordo com o responsável pela Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho da Sema, Flávio Jabra Peixoto, o crescimento do ‘Sema Runners’ propiciou tanto a adesão de funcionários que participam regularmente do calendário de corrida de Cuiabá e Várzea Grande quanto de outros que resolveram correr pela primeira vez.Isso serve como estímulo à prática de atividade física e ainda traz benefícios para o servidor no ambiente de trabalho, pois proporciona mais espírito de equipe, reduz o índice de afastamento por problemas de saúde e promove disposição. “Os servidores ainda treinam individualmente e a ideia é criar um mecanismo de treino em grupo”.
O gerente de Sistema da Sema, Sócrates Farias de Barros, 32 anos, joga futebol uma vez por semana e há dois anos corre três vezes na semana. Ele explica que o principal objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde. Esse é o quarto ano que Sócrates vai participar da Corrida de Reis pelo grupo ‘Sema Runners’. Além dessa competição, ele também participa de outras, como a corrida Cuiabá Night Run e Duque de Caxias. “Vejo a corrida como um momento de recreação com os amigos. E ainda ganho de bônus benefício para a saúde, aumento de velocidade e mais disposição para trabalhar no dia a dia”.
Já a secretária executivo do Conselho Estadual da Pesca, Gabriela Rocha Priante, 42 anos, vai participar da Corrida de Reis pelo segundo ano consecutivo. Ela pratica apenas caminhadas rotineiras, mas confessa que no memento está parada. Em 2015 Gabriela não se inscreveu oficialmente para a competição e por isso ficou junto dos ‘pipocas’, pessoas não inscritas que mesmo assim realizam o percurso da corrida. “Apesar de não estar ativa com os exercícios físicos, vou correr porque a energia é boa. Esse momento é uma oportunidade de integração entre os colegas de trabalho”.
A equipe ‘Sema Runners’ vai se encontrar às 6h da manhã de domingo em frente à Sema para embarcar num ônibus alugado pela secretaria em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema-MT) que os levará até a Ponte Sérgio Motta. Após a corrida, os competidores do grupo poderão recompor as energias e comemorar o fim do percurso na tenda que estará instalada em frente à Junta Comercial com água, frutas e isotônicos oferecidas pelo Sintema-MT.
Prova
A prova deste ano teve a inscrição de 15 mil pessoas. A Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho da Sema confeccionou camisetas para a equipe ‘Sema Runners’ realizar a corrida. Flávio informa que para retirar a camisa, o servidor precisa ir até o setor de Qualidade de Vida munido do seu comprovante de inscrição.
Já os kits disponibilizados pela organização da Corrida de Reis devem ser retirados pelo próprio competidor ou pessoa autorizada nesta sexta-feira (08.01) até às 18h; e no sábado (09.01), das 8h às 21h, na sede da TV Centro América, na Rua Américo Salgado, em um galpão ao lado do prédio da emissora. Lembrando que a TVCA está localizada na rua Marechal Deodoro, 504, bairro Santa Helena. O kit é composto por uma camiseta do evento, chip eletrônico descartável, número de peito e regulamento da prova impresso.