Página inicial > SEMA > Notícias > Servidores da Sema correm os 10 km da 32ª Corrida de Reis
Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 21h31 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h22 | Acessos: 368 | Categoria: Notícias

Fernanda Nazárioaa-semarunners-oficial
Pelo quarto ano consecutivo o grupo ‘Sema Runner’ participa da competição, este ano os tempos variaram entre 1h34 (maior) e 55 minutos (menor). A proposta é continuar treinando para avançar no ano que vem.

Cerca de 50 servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) concluíram os 10 km da 32ª Corrida de Reis realizada neste domingo (10.01). A prova teve início às 7h na Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, com a chegada na Avenida do CPA, em frente à Praça das Bandeiras. Há quase quatro anos o grupo ‘Sema Runners’ participa das principais corridas do Estado.

A analista do meio ambiente, Reijane Azevedo, 41 anos, foi incentivada pelos colegas de trabalho e aceitou o desafio de participar pela primeira vez da competição. Ela lembra que quando fez a inscrição pensou que não iria conseguir concluir a corrida devido a falta de atividade física, mas apesar da incerteza ela se juntou à equipe e venceu os 10 km em 01h26 . “Graças ao apoio da galera consegui chegar ao fim da competição e já estou animada para os próximos desafios”.

Quem também encarou a corrida pela primeira vez foi o técnico de desenvolvimento econômico social da Sema, Orneci Franco, 39 anos. Ele está em busca de uma vida mais saudável e há dois anos pratica esteira. “A corrida foi muito difícil de ser concluída, mas lutei até o final pela equipe, meu tempo foi de 01h34.”

Já a assessora jurídica da Sema, Ana Coroline Barros, participou da Corrida de Reis pela segunda vez, a primeira foi em 2013. Na época ela chegou só até metade da competição e foi vencida pelo cansaço. Dessa vez a servidora foi determinada e conseguiu concluir a prova em 01h27. “Comecei a treinar alguns meses antes da corrida para alcançar os 10 km”, comenta Ana Carolina que resolveu ingressar nessa aventura em razão do alto astral e da boa energia dos colegas.

Após a corrida, os competidores se reuniram na tenda da Sema instalada em frente da Junta Comercial, na AV. do CPA, onde puderam comemorar o fim do percurso e recompor as energias com água, frutas e isotônicos oferecidas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema-MT).

Sobre o ‘Sema Runners’

Antes apenas os servidores do setor de Tecnologia da Informação participavam do grupo ‘Sema Runners’. Em 2015, o grupo expandiu para todos os setores. Segundo a Coordenadora de Gestão de Pessoas da Sema, Méris Clara de Sant’ Ana, o grupo foi incorporado pela Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho como uma das atividades da secretaria de forma estratégica para garantir um relacionamento interpessoal  entre os servidores.

Méris explica que no momento não existe um treinamento em equipe, os servidores treinam individualmente. “Estamos apenas com um educador físico. A meta para este ano é conseguir mais um e construir uma metodologia de treinamento”. O responsável pela Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho da Sema, Flávio Jabra Peixoto, entende que o ‘Sema Runners’ é importante para a secretaria porque serve como estímulo à prática de atividade física e ainda beneficia o servidor no ambiente de trabalho. “Essa interação proporciona mais espírito de equipe, reduz o índice de afastamento por problemas de saúde e promove disposição”.

Prova

A prova deste ano teve a inscrição de 15 mil pessoas. Na categoria masculina, o queniano Edwin Kipsang ficou em primeiro lugar e venceu pela terceira vez a prova, com tempo de 30m02s. O brasileiro Giovani dos Santos ficou em segundo lugar com o tempo 30m22s e o Gilmar Silvestre Lopes ganhou o terceiro lugar no pódio com 30m50s. Na categoria feminino, a queniana Delvine Meringor conquistou o bicampeonato e ocupou o primeiro lugar, deixando pra trás Failuna ABDI Matanga, da Tanzânia, que ganhou a segunda colocação, e a brasileira Sueli Pereira, na terceira posição.