Página inicial > SEMA > Notícias > Araguaia: Operação prende três pessoas por extração ilegal de madeira
Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2015, 19h16 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h23 | Acessos: 78 | Categoria: Notícias

Fiscalização/Sema
apreensao_madeira

Sema e Segurança Pública vistoriam entre 16 e 23 de novembro mais de 115 pontos de desmatamento ilegal identificados por imagem de satélite na região do Araguaia, que resultaram em 120 embargos.

Três pessoas foram presas durante uma operação realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) entre os dias 16 a 23 de novembro, na região do Araguaia. Os infratores foram localizados no município de Feliz Natal (511 km ao norte de Cuiabá) conduzindo três caminhões com 45 m³ de madeira em tora proveniente de desmatamento ilegal. Os veículos foram apreendidos e os condutores encaminhados até a delegacia de Polícia Civil da cidade.

De acordo com o superintendente de fiscalização da Sema, major da PM Fagner Augusto do Nascimento, além de responder por crime ambiental por transportar ilegalmente produtos florestais, os responsáveis tiveram suas cargas apreendidas e foram multados no valor de R$ 13,5 mil. Essa apreensão foi possível porque os fiscais sobrevoaram 26 municípios da região Araguaia para fiscalizar 115 pontos onde foram identificados, através de imagens de satélite, a prática de desmatamento, queimadas e exploração ilegal.

Durante a ação realizada em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMPA), foram constatados e fiscalizados outros 27 novos pontos, totalizando 142, até encerramento das ações nesta segunda-feira (23.11). Os danos identificados geraram cerca de 120 autos de infração a e mais 120 termos de embargo/interdição. A equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna e Flora da Sema desencadeou outra ação, só que por via terrestre, compreendendo os municípios de Cláudia, Marcelândia, Denise, Feliz Natal e circunvizinhos, fechando a área no combate ao desmatamento ilegal.

Denúncias

Os crimes ambientais podem ser denunciados na Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema (www.sema.mt.gov.br ), por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.