Três pessoas foram presas durante uma operação realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) entre os dias 16 a 23 de novembro, na região do Araguaia. Os infratores foram localizados no município de Feliz Natal (511 km ao norte de Cuiabá) conduzindo três caminhões com 45 m³ de madeira em tora proveniente de desmatamento ilegal. Os veículos foram apreendidos e os condutores encaminhados até a delegacia de Polícia Civil da cidade.
De acordo com o superintendente de fiscalização da Sema, major da PM Fagner Augusto do Nascimento, além de responder por crime ambiental por transportar ilegalmente produtos florestais, os responsáveis tiveram suas cargas apreendidas e foram multados no valor de R$ 13,5 mil. Essa apreensão foi possível porque os fiscais sobrevoaram 26 municípios da região Araguaia para fiscalizar 115 pontos onde foram identificados, através de imagens de satélite, a prática de desmatamento, queimadas e exploração ilegal.
Durante a ação realizada em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMPA), foram constatados e fiscalizados outros 27 novos pontos, totalizando 142, até encerramento das ações nesta segunda-feira (23.11). Os danos identificados geraram cerca de 120 autos de infração a e mais 120 termos de embargo/interdição. A equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna e Flora da Sema desencadeou outra ação, só que por via terrestre, compreendendo os municípios de Cláudia, Marcelândia, Denise, Feliz Natal e circunvizinhos, fechando a área no combate ao desmatamento ilegal.
Denúncias
Os crimes ambientais podem ser denunciados na Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema (www.sema.mt.gov.br ), por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental.