Página inicial > SEMA > Notícias > Qualidade de Vida: Caminhada encerra Semana do Servidor na Sema
Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 18h24 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h26 | Acessos: 219 | Categoria: Notícias

Fernanda Nazário/Sema
caminhada
Pelo menos 100 servidores percorreram 2 km ao longo das trilhas do Parque Estadual Masssairo Okamura na tarde de quinta-feira (29).

A semana do servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi encerrada na quinta-feira (29.10) com a caminha "Servidor saudável é servidor feliz", realizada no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá. A atividade contou com a presença de aproximadamente 100 funcionários da pasta que percorreram dois quilômetros de trilha. Após a caminhada, teve mesa de frutas oferecida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sintema-MT). O evento integrou a 6ª Semana de Saúde e Qualidade Vida realizada pela Gerência de Qualidade de Vida da secretaria.

Para a analista do meio ambiente Sirley Maria da Silva, 40 anos, a semana foi incentivadora. Ela confessa que não se exercita com frequência, mas promete aderir à prática de atividade física no dia a dia. “Apesar de não movimentar muito o corpo eu não me senti cansada, mas quero fazer da caminhada uma atividade diária”. Já José Batista, 27 anos, técnico do desenvolvimento econômico da Sema, sempre que pode faz exercícios físicos. Ele também participou da caminhada e parabeniza a secretaria pelas atividades. “Nós sentimos mais integrados, motivados e conscientes da importância de cuidar da própria saúde. Vir ao parque é algo maravilhoso, adorei”.

A secretaria executiva do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) avalia que a ideia de comemorar o dia do servidor com atividades que promovam qualidade de vida foi genial. “Todas as programações me deram muito mais ânimo, estou revigorada”. Para quem nunca foi adepto a exercícios físicos e pretende ser, a educadora física da Sema, Michelli Andrea de Sant’Ana, orienta que seja feita antes uma consulta médica para avaliar se existe alguma restrição. Caso os não exista, ela explica que para fazer caminhada o ideal é usar roupas confortáveis, tênis com até dois centímetros de sola e respeitar os limites do corpo.

Para o responsável pela Gerencia de Qualidade de vida da Sema, Flavio Jabra Peixoto, a 6ª Semana de Saúde e Qualidade Vida atingiu o objetivo esperado, que era promover integração entre os servidores e conscientização sobre a importância de cuidar da saúde. A abertura oficial ocorreu na terça-feira (27.10), durante uma missa em agradecimento pela vida dos servidores. “Despertar o ser humano para esse autocuidado é algo que leva tempo, mas acredito que demos um importante passo para que esta preocupação com a qualidade de vida se torne realidade na Sema. A partir dessas ações nós planejamos ter um melhor ambiente de trabalho e até mais produtividade”.