A Gerência de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizará nesta segunda-feira (26), às 9h30, no Auditório Pantanal da secretaria, um circuito de palestras com a participação do Instituto MT Mamma - Amigos do Peito. A programação antecipa a 6ª Semana de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, que terá diversas atividades voltadas ao bem-estar dos funcionários de terça a quinta-feira (27 a 29).
De acordo com o gerente do setor, Flávio Jabra Peixoto, o evento é em alusão ao ‘Outubro Rosa’ e tem como objetivo orientar os servidores sobre a importância de prevenir e combater o câncer de mama. Como na sede da secretaria, em Cuiabá trabalham 695 servidores, das quais 340 mulheres, o que equivale a 49% do total, é importante dar visibilidade ao tema. “É imprescindível a Sema abraçar esta causa, que traz conscientização e saúde para as mulheres. Essa é uma doença muito presente hoje e precisa ser diagnosticada precocemente.”
Para trazer informações, a radiologista Rita Mares Regis, voluntária do MT Mamma, explicará sobre a importância de realizar o autoexame e as consultas periódicas ao médico. Durante o evento, também haverá o depoimento de uma pessoa assistida pela entidade que relatará sua luta contra o câncer. Após a palestra será apresentado o trabalho do instituto.
Seja um voluntário
O MT Mamma nasceu em 2009 e desde então auxilia pessoas com câncer de mama. Hoje a entidade atende 150 pessoas e para dar suporte a elas a associação conta com o apoio de voluntários que ajudam na elaboração e execução de programas educativos. Durante o tratamento aos assistidos, tanto homem como mulher, podem receber atendimento psicossocial, orientação jurídica, realizar terapias complementares, praticar aulas de hidroginástica, pilates, meditação, yoga, entre outras atividades. Além disso, eles também podem emprestar perucas, lenços e chapéus disponíveis na entidade.
Para ser um voluntário da causa é necessário ir até a associação, localizada na Rua Amâncio Pedroso de Jesus Neto, n°11, quadra 13, no bairro Jardim Petrópolis, em Cuiabá, preencher um formulário e escolher a atividade que pretende realizar e participar de uma capacitação voltada para apoiadores. E para ser um assistido, a pessoa também deve comparecer ao local e preencher um formulário. Outras informações podem ser obtidas através dos números: (65) 3052-8758 / (65) 9694-5272/ (65) 8143-5252 / (65) 9265-4169 ou no site www.mtmamma.com.br.
Dados sobre a doença
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo. A maioria das vítimas são pessoas acima de 50 anos, as mulheres em maior proporção. Em 2014, cerca de 14 mil pessoas morreram desta doença em Mato Grosso. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que até o final do ano a doença pode atingir cerca de 600 mato-grossenses, a maioria, cerca de 500 pessoas, de Cuiabá. Em todo o país, os números devem ultrapassar 57 mil casos até dezembro.