Página inicial > SEMA > Notícias > Ana Luiza Peterlini reúne servidores e fala de suas diretrizes frente ao órgão ambiental
Publicado: Segunda, 19 de Janeiro de 2015, 11h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h36 | Acessos: 397 | Categoria: Notícias
Credson Almeida - Assessoria/Sema-MTreunio_ANA_LUIZA_SERVIDORES
Servidores em reunião com a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza reuniu-se na manhã da última sexta-feira (16), com os servidores da Sema.

Até então a Secretária vinha mantendo reuniões setorizadas com os superintendentes e coordenadores a fim de conhecer a estrutura da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o funcionamento de suas unidades, visando a elaboração do plano de trabalho para dar cumprimento às metas de curto prazo estabelecidas como emergenciais pelo governador Pedro Taques e as diretrizes da nova gestão.

A reunião foi aberta pelo Secretário Adjunto de Gestão Sistêmica, Benedito Nery Guarim Strobel que falou sobre o momento ímpar que a secretaria vive, com novos desafios e direcionamentos voltados para a busca de resultados. “Nosso esforço é no sentido de resgatar sempre a essencialidade do papel do órgão. Possuímos um ótimo corpo técnico para contribuir com a nossa gestão e caminharmos juntos em busca dos objetivos propostos. O ano de 2014 foi de muitos resultados e agora precisamos melhorar ainda mais a fim de otimizarmos o papel da Sema e o atendimento aos anseios do Governo e da sociedade”.

Em seguida Ana Luiza Peterlini ressaltou que “assume a Sema com o compromisso de fortalecer a imagem do órgão, dar transparência aos processos e informações, trazer eficiência aos serviços prestados à população, valorizar o quadro de profissionais e buscar resultados que fortaleçam as políticas de gestão do meio ambiente, contribuindo também para o desenvolvimento econômico e social do Estado, com sustentabilidade”.

A Secretária disse estar bastante motivada e que conhece a capacidade e a competência técnica dos profissionais. Falou sobre a ampla reforma administrativa sofrida pelo órgão no ano passado e sobre o novo ajuste. “ O ano de 2015 será um difícil para Mato Grosso, devido a conjuntura do país e as dificuldades orçamentárias, daí a decisão de governo, de promover um enxugamento da máquina, com a extinção, na Sema, de alguns cargos comissionados. Temos um grande desafio e uma responsabilidade maior, de trabalhar mais com menos, sem comprometer a eficiência”.

Para resolver os principais problemas apontados pela equipe de transição, de atendimento às demandas dos licenciamentos, autorizações e outorga; sistema de fiscalização e monitoramento e a baixa implementação de políticas de proteção e conservação ambiental, a secretária disse que a solução é “trabalho, trabalho e trabalho; ética e transparência, a partir do esforço de todos”.

Ana Luiza Peterlini disse que “não compactuará com a corrupção e as irregularidades” e disse que o órgão precisa de planejamento e integração entre as unidades. “Trabalharemos para organizar os processos, procedimentos, fluxos, informações e roteiros. A estrutura tem que conversar entre si, ter uma informação única e trabalhar de forma integrada, permitindo o acesso do usuário às informações, de forma transparente”.

Frente a todos os desafios que serão enfrentados a Secretária destacou que a valorização dos servidores e a adoção de medidas visando uma maior qualidade de vida, saúde ocupacional e segurança no trabalho são algumas de suas metas para 2015.

Ao final da reunião a secretária Ana Luiza Peterlini recebeu dos servidores que participaram da XXXI Corrida de Reis, realizada no último domingo, uma camisa do grupo Sema Runners. A iniciativa integra o planejamento estratégico da Sema visando um novo modelo Gestão de Pessoas, que contemple ações de qualidade de vida, valorização do ser humano visando o desenvolvimento profissional, satisfação dos clientes e alcance dos resultados.