Página inicial > SEMA > Notícias > Amazõnia Legal: Secretários de Meio Ambiente se reúnem em Cuiabá
Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2015, 14h49 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h30 | Acessos: 245 | Categoria: Notícias

Arquivo/GCom ana_luiza

Os secretários dos nove estados da Amazônia Legal se reúnem nesta quinta (17) e sexta-feira (18) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá, para alinhar as políticas de monitoramento ao desmatamento e da degradação ambiental, combate às queimadas e implementação da regularização ambiental. A proposta é promover uma oficina para discussão e revisão de metas, sistemas e de governança que aperfeiçoe o desempenho de atuação dos governos estaduais.

O evento tem início às 14h e segue até 18h de quinta-feira; recomeça às 8h de sexta-feira e segue até 18h. Conforme a secretária Ana Luiza Peterlini, no primeiro dia a proposta é que os secretários apresentem sua planilha de desempenho no controle ao desmatamento, com colocação dos principais desafios enfrentados hoje. Além disso, esses estados pretendem ajustar os Planos de Prevenção e Combate do Desmatamento da Amazônia Legal (PPCDAm) e de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ). “Estamos vivenciando um momento inédito de parceria entre os governos dessa região para realizar o planejamento sustentável, que não trata apenas de meio ambiente, também focamos na inclusão social.”

Além dos representantes do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso, o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Deusdará Filho, participará das discussões sobre os estágios de desenvolvimento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e implantação de projetos importantes em municípios que integram os biomas Amazônia e Cerrado. Entre os assuntos que também compõem a pauta estão: Programa de Regularização Ambiental (PRA), Cotas de Reserva Ambiental (CRA), migração dos sistemas, regras de compensação, interpretação legal, projetos de apoio ao CAR e PRA, legislações estaduais e conceitos.

SERVIÇO

Evento: Oficina sobre o desmatamento e a regularização ambiental do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal.
Data/Horário: 17/09, das 14h às 18h; e 18/09, das 8h às 18h.
Local: Sema, Auditório Pantanal, Rua C, Centro Político Administrativo, em Cuiabá.