Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Parceria propõe fomentar turismo em Jaciara
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2015, 12h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h38 | Acessos: 247 | Categoria: Notícias

 

Arquivo/GCom
jaciara

Empresários e representantes de três secretarias de Estado, entre elas a Sema, participaram de reunião nesta quinta-feira (03) para discutir ampliação do potencial turístico do município. Licenciamento deve ficar pronto em um ano

As secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Turismo (Sedtur) firmaram um compromisso de estudar melhorias para o turismo de Jaciara. O município, a 144 km de Cuiabá, é um dos pontos turísticos mais procurados por quem está em busca de aventura e lazer em Mato Grosso. Rodeado por cachoeiras, corredeiras e grutas, há mais de 20 anos a cidade oferece várias atividades radicais como rafting, rapel, canoagem e trilha.

 

A parceria surgiu da necessidade vista pelos proprietários de empresas que promovem atividades de aventura em Jaciara. Na cidade existem vários empreendimentos hoteleiros que impedem o acesso de turistas a algumas cachoeiras por estarem em uma área privada, como, a Cachoeira da Fumaça. Quem tem contrato com esses hotéis ou fazenda podem levar seus clientes para curtir o passeio sem problemas. Mas quem não tem, acessa as cachoeiras por caminhos às vezes perigosos.

Para Paula Santin, que coordena uma empresa de atividades de aventura em Jaciara há cinco anos, é preciso parceria com o órgão ambiental para que as ações sejam planejadas e gerem menos impacto ao meio ambiente. Nesse ponto, seguir alguns procedimentos, entre eles o licenciamento ambiental disponibilizado pela Sema, é fundamental. “Precisamos de orientação para realizar esse projeto”.

Conforme o secretário-adjunto de Licenciamento Ambiental da Sema, André Luis Torres, é preciso regularizar as atividades, a alimentação e a segurança para que o acesso a essas cachoeiras cooperem com a preservação ambiental. “A Sema vai orientar as outras secretarias a fazer um projeto de licenciamento que evolua de um simples acesso à cachoeira para uma atividade mais inovadora, como criar um complexo turístico”. Segundo André a expectativa é de que o licenciamento fique pronto dentro de um ano.

Este trabalho também está sendo articulado entre instituições, prefeituras e empresas de atividades de aventura da região de Jaciara. O secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimento da Sedec, Leopoldo Rodrigues de Mendonça, garantiu que vai buscar linhas de financiamento para esse trabalho, já que isso contribui para o fomento ao turismo e à economia local. “A natureza foi muito boa com o município, que pode ser transformado em um atrativo turístico com potencial grande. Mas devemos fazer isso dentro da legalidade, com respeito ao meio ambiente.”

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838