Página inicial > SEMA > Notícias > GAE articula ações estratégicas para as áreas da saúde e meio ambiente
Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2015, 18h20 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h43 | Acessos: 214 | Categoria: Notícias

Arquivo/Sema
ana_luiza_petterlini_reproduo_editado   Paralelo ao trabalho desenvolvido com a SES, o GAE também tem projetos e ações em andamento com a Sema

O secretário de Estado do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Gustavo de Oliveira, confirmou o compromisso de promover a execução e gestão de ações prioritárias para o Estado. A responsabilidade foi assumida na segunda-feira (06.07) com a assinatura do segundo Acordo de Resultados, celebrado entre o governador Pedro Taques e todo seu secretariado, durante o lançamento do programa “Transforma Mato Grosso”, no Palácio Paiaguás.

De acordo com o documento, cujo foco é apresentar resultado rápido a população, mais de três mil ações serão colocadas em prática até 31 de dezembro de 2015. Secretário de Saúde, Marcos Bertúlio Secretário de Saúde, Marcos Bertúlio
O governador Pedro Taques parabenizou Gustavo de Oliveira e o secretário de Saúde Marco Bertulio pelos avanços no programa de modernização de gestão na Secretaria de Estado de Saúde (SES). No entanto, segundo Taques muito ainda precisa ser feito, visto que é na área da saúde que se encontra o principal problema que assola a população mato-grossense.

A saúde foi contemplada durante o lançamento do “Transforma”, com a aquisição de ambulâncias para atender os 141 municípios, a regularização do fornecimento de medicamentos, a entrega imediata das demandas judiciais em domicílio, a conclusão das Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs) em todos os municípios e a aquisição de equipamentos para as unidades existentes, entre outros investimentos.

Em relação ao novo acordo celebrado, Gustavo de Oliveira ressaltou a importância de acompanhar a implantação das ações. “O Gabinete passa agora a apoiar a SES na implementação das medidas e ações elencadas como prioritárias pelo governador para a área da saúde, contribuindo com a metodologia de acompanhamento e com ferramentas modernas de gestão de projetos para que as ações sejam implementadas de maneira coordenada e eficiente”, destacou. “Com isto, poderemos ampliar nossa carteira de projetos e escopo de atuação para outras secretarias”, complementa.

Segundo o secretário de Saúde, Marco Bertulio, o trabalho de articulação desempenhado pelo Gabinete tem auxiliado principalmente na tomada de decisões administrativas da SES. “O trabalho realizado pelo GAE na Secretaria de Saúde mostra a unicidade existente nessa gestão de governo e a relação concatenada entre dois secretários de pastas diferentes, trazendo benefícios, principalmente, para a área sistêmica”, ressaltou.

O GAE também tem projetos e ações em andamento com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), explica o secretário adjunto de Captação e Monitoramento do GAE, Vinicius Saragiotto. “Com base nos eixos de programa de governo, o GAE busca consolidar de forma integrada o desenvolvimento de cada um deles. Nesse sentido, articulamos com as demais secretarias de Estado, buscando interligar as políticas públicas para um só propósito: o desenvolvimento social”. Ainda segundo Saragiotto, o Gabinete trabalha para desenvolver outros projetos que se consolidarão como políticas públicas para o Estado.

A secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini, disse que o trabalho desenvolvido pelo GAE é importante para que a pasta alcance uma nova imagem diante da sociedade. “O Gabinete nos apoia e auxilia na gestão administrativa e de organização de projetos da Sema. É um trabalho que ainda está no começo, mas que vai ser importante para a secretaria ter uma nova imagem diante da sociedade, com mais eficiência, transparência e organização”.

Outro ponto relevante apontado por Peterlini é a participação do GAE em reuniões para formatar parcerias com fundos internacionais. Entre elas está o REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) que prevê investimentos de países que compõe a Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF). “A ideia é fazer um trabalho conjunto”, avaliou a secretária.

Assessoramento Direto

Ao GAE, que conta com uma estrutura mais simples que a de uma secretaria e não trabalha voltado para a área finalística, compete prestar assessoramento direto ao governador do Estado no desempenho de suas atribuições, utilizando-se de análises, estudos e ferramentas que deem suporte à tomada de decisão, planejamento e execução de ações estratégicas.