Os estudantes que estão participando da 2° etapa de formação como monitores estão participando ativamente da programação da Sema que segue até o dia 13
A 11ª edição da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), possibilitou aprendizagem diferenciada aos alunos do curso de monitores de parque. Eles desenvolveram ações práticas nesta terça-feira (09.06), a partir do projeto 'Mato Grosso Sem Fumaça', que mostra os efeitos negativos da fumaça ao corpo humano. Essa iniciativa integra a 2° fase do ciclo de aprendizagem que segue até sábado, dia 13.
Logo na entrada do Casarão do Parque Mãe Bonifácia, estudantes dos cursos de Engenharia Florestal e Ambiental, foram apresentados a um pulmão saudável (inflável), livre de impurezas. Em seguida, eles verificaram áreas onde o pulmão começava a ser corrompido por impurezas. Para essa apresentação, uma boneca simula os efeitos do tabagismo ao organismo. Ao tragar, um filtro age como a traqueia e mostra imediatamente o dano que o cigarro causa.
Também é disponibilizado um teste para verificação da eficiência pulmonar, onde o visitante, após responder um rápido questionário, é orientado a inspirar profundamente e com o ar retido, soprar todo o ar por um orifício plástico que apontará a margem de eficiência pulmonar cruzando dados do questionário com o resultado do sopro.
Ainda dentro do pulmão, no terceiro espaço de visitação, são apresentados em tempo real o monitoramento de focos de calor na região de Mato Grosso, a partir do site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um modelo de fogão ecológico que reduz a emissão de gás carbônico, e duas fotos panorâmicas de Cuiabá no ano de 2007, uma no período de chuva, outra no período de estiagem, quando a cidade foi tomada por uma onda de fumaça provocada pelas queimadas que aconteceram no Estado.
Conscientização
O responsável pela organização da capacitação, o servido da Sema, Kiko Parolli, destacou a importância da ação ser desenvolvida também junto a crianças e adolescentes. A previsão do programa é receber até o próximo sábado (13.06) pelo menos 600 alunos de escolas públicas estaduais, municipais e também particulares.
Outras dinâmicas também estão sendo realizadas: trilhas no Parque Mãe Bonifácia para apresentação da fauna mato-grossense, sessão de cinema com filmes brasileiros com abordam de temas relacionados ao meio ambiente. Confira a programação completa no portal da Sema: www.sema.mt.gov.br/ Ou ligue nos contatos da Educação Ambiental (65) 8459-2775/ 8448-9651.