Médicos da SES e técnicos da Sema apresentam os impactos da fumaça, advinda das queimadas e do tabagismo, no pulmão humano. Programação envolvendo várias secretarias segue até 17h
Aberta ao público, a Semana do Meio Ambiente segue com a programação nesta terça-feira (09.06) com abordagem de temas relacionados à saúde e educação. As ações envolvem as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Saúde (SES) e Educação (Seduc). No início da manhã, no Parque Mãe Bonifácia, os técnicos da Superintendência de Educação Ambiental da Sema iniciaram a apresentação, conjuntamente com a Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, o projeto 'Mato Grosso Sem Fumaça'. A proposta é mostrar de forma visual e prática os impactos da fumaça, advindas das queimadas ou do tabagismo, no organismo humano a partir do funcionamento de um 'pulmão'.
Paralelamente, também de manhã, alunos das escolas estaduais integram a abertura da 'Pós-Conferência Infanto-Juvenil', um projeto desenvolvido para que os estudantes mostrem propostas de implementação de projetos de preservação ambiental nas escolas de origem. Os alunos tiveram um prazo de 6 meses para a finalização das pesquisas e montagem das propostas.
Ambas programações seguem até às 17 horas e não há necessidade de cadastro para visitação. A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, pontua que esta abordagem de forma interativa facilita a percepção do problema referente aos prejuízos ao meio ambiente. "Nosso objetivo é alertar de forma prática que o mal praticado contra o ambiente que vivemos nos prejudica diretamente ou indiretamente".
Confira programação no portal Sema: www.sema.mt.gov.br. Os contatos da Educação Ambiental são (65) 8459-2775/ (65) 8448-9651.