Os assuntos serão debatidos na segunda-feira (08.06), no auditório da Sema, durante o seminário 'Tecnologias de conservação do meio ambiente: experiências e desafios'
As preocupações com o aquecimento global e o compromisso do Brasil e de Mato Grosso com as reduções de gás carbônico, a partir da redução do desmatamento, são tema de uma das principais palestras promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), durante a Semana do Meio Ambiente. O seminário 'Tecnologias de conservação do meio ambiente: experiências e desafios' será realizado na segunda-feira (08.06), no auditório Pantanal da Sema. No período da manhã, a partir das 8h30, a mesa redonda tratará de 'mudanças climáticas'; e a partir das 14h, é a vez de falar sobre 'saneamento e os impactos no meio ambiente'.
Este ano, o Governo do Estado preparou uma programação integrada entre as secretarias estaduais e a Prefeitura Municipal de Cuiabá para a 11ª Semana do Meio Ambiente, com enfoque no tema 'desafios do século 21: água, solo e luz'. Palestras, gincana escolar, cursos, recolhimento de embalagens plásticas recicláveis, visitas ecológicas de estudantes aos parques da capital e caminhada ecológica são algumas das ações que já estão em andamento. Como este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente é nesta sexta-feira (05.06), ponto facultativo para o serviço público, a comemoração referente à data será na segunda-feira (08).
Para superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, a programação tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão crítica entre os diversos setores da sociedade urbana e rural para uma percepção dos impactos da ação humana sobre o patrimônio natural do país, com o intuito de mostrar que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade individual e coletiva. Ela explica que o tema de 2015 foi escolhido a partir das temáticas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano priorizou solo e energia. "Nós fizemos questão de manter e priorizar as reflexões sobre a água por ser de extrema relevância para o país e também para o Estado."
Em Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente foi instituída a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Programação
Acesse a lista de todos os eventos que serão promovidos durante a Semana do Meio Ambiente, que se encerra no próximo sábado (13), no portal Sema: www.sema.mt.gov.br. Outras informações com a Superintendência de Educação Ambiental (65) 8459-2775/ (65) 8448-9651.