Página inicial > SEMA > Notícias > Semana do Meio Ambiente tem programação integrada
Publicado: Terça, 02 de Junho de 2015, 21h10 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h46 | Acessos: 305 | Categoria: Notícias
SElo_Semana_GCOM2015

O Governo do Estado preparou uma programação integrada entre as secretarias estaduais e a Prefeitura Municipal de Cuiabá para a 11ª Semana do Meio Ambiente, com enfoque no tema 'desafios do século 21: água, solo e luz'.

Palestras, gincana escolar, cursos, recolhimento de embalagens plásticas recicláveis, visitas ecológicas de estudantes aos parques da capital e caminhada ecológica são algumas das ações que já estão em andamento.

Como este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente é na sexta-feira (05), ponto facultativo para o serviço público, a comemoração referente à data será na segunda-feira (08), com ato solene no Casarão Parque Mãe Bonifácia que contará com a presença do governador Pedro Taques, a partir das 8h30. Neste evento será realizado o ato solene de assinatura do 'Pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal' pelo próprio governador, unindo esforços de sete secretarias de Estado com 25 municípios da Bacia do Alto Paraguai para a proteção do manancial hídrico de Mato Grosso, um dos maiores do país.

Também no dia 8, no auditório Pantanal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), será realizado o seminário com o tema 'Tecnologias de conservação do meio ambiente: experiências e desafios', que terá duas mesas redondas, a primeira delas, às 8h30, para tratar das 'mudanças climáticas e os impactos no meio ambiente'. Já às 14h, o tema abordado será 'saneamento e os impactos no meio ambiente'. As programações alusivas a Semana do Meio Ambiente seguem até o sábado (13.06), com a caminhada ecológica agendada para as 8h, no Parque Mãe Bonifácia.

Conforme a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Montalvão, a programação tem como objetivo promover um espaço de diálogo e reflexão crítica entre os diversos setores da sociedade urbana e rural para uma percepção dos impactos da ação humana sobre o patrimônio natural do país, mostrando que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade individual e coletiva, além de apresentar formas alternativas de desenvolvimento mais justas e sustentáveis. "O tema foi escolhido conforme as temáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), que este ano priorizou solo e energia, nós fizemos questão de manter a água por ser de extrema relevância para o país."

Em Mato Grosso, a Semana do Meio Ambiente foi instituída a partir da Lei n° 7937/2003, que é comumente realizada próxima ao dia 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. A criação desta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.

Eventos

Acesse a programação prevista para a Semana do Meio Ambiente no portal Sema: www.sema.mt.gov.br ou ligue na Superintendência de Educação Ambiental (65) 8459-2775/ (65) 8448-9651.