Página inicial > SEMA > Notícias > I Workshop do Programa MATO GROSSO SUSTENTÁVEL
Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2015, 15h54 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h49 | Acessos: 388 | Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente está realizando o programa Mato Grosso Sustentável, em parceria com o Fundo Amazônia.

São 17 projetos, com ações focadas no bioma Amazônia, com os seguintes objetivos:

I - Apoiar a consolidação de Unidades de Conservação no bioma Amazônia.

II - Apoiar o fortalecimento da fiscalização e do licenciamento ambiental estadual.

III - Apoiar a desconcentração e descentralização da gestão ambiental estadual.

Nesta página vamos divulgar informações atualizadas sobre o programa Mato Grosso Sustentável.

I Workshop do Programa MATO GROSSO SUSTENTÁVEL

DATA: 5, 6 e 7/05/2015 – período vespertino

LOCAL: Auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/MT)

PARTICIPANTES

√ Membros do Comitê de Gestão Estratégica (COGES):

Secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Ávila Peterlini

Secretário Adjunto de Gestão Sistêmica, Benedito Nery Guarim Strobel

Secretária de Estado de Gestão Ambiental, Elaine Corsini

Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental, Ebenezer Borges Costa e Silva

√ Superintendentes, Coordenadores, Assessores e Equipes que atuam no programa Mato Grosso Sustentável

√ Membros da Câmara Técnica de Apoio aos Projetos

√ Membros do GRUPRO – Grupo de Gerentes e Equipes de Projetos da SEMA

√ Servidores da SEMA

OBJETIVOS

√ Alinhar as informações, esclarecer dúvidas, estabelecer consenso e definir objetos e ações.

√ Fechar os valores e objetos que serão executados em 2015/2016/2017, para que a UPPE possa atualizar e autorizar o novo Cronograma de Desembolso junto ao BNDES.

√ Integrar e mobilizar pessoas e equipes, buscando agilizar a tramitação dos processos referentes aos projetos.

√ Promover a transparência.

√ Organizar os trabalhos, e assim contribuir para que o programa Mato Grosso Sustentável alcance resultados dentro do escopo, do prazo e dos custos planejados.

METODOLOGIA

√ Esse workshop é uma reunião de trabalho conjunto da SEMA/MT.

√ Cada Superintendência/Equipe terá de 15 a 20 minutos para apresentar seu Plano do Projeto.

√ Após a apresentação de cada projeto, o COGES, a Câmara Técnica e os demais participantes terão também de 15 a 20 minutos, por projeto, para esclarecerem dúvidas, comentários e sugestões.

√ Todas as Equipes dos Projetos devem participar dos três dias de apresentação, a fim de conhecerem globalmente o programa Mato Grosso Sustentável e compartilharem conhecimentos e experiências.

Dia 5/05/2015 - terça-feira – 14h00 à 18h00

- Abertura

- Gestão de Projetos na SEMA e o Programa Mato Grosso Sustentável – UPPE

- Bioma Amazônia: contextualização e Perspectivas – SUBIO

1.1- Georreferenciamento, Demarcação e Sinalização da área de 9 Unidades de Conservação – SUBIO/CUCO

1.2- Estudo para traçar o diagnóstico da situação fundiária de 9 Unidades de Conservação – SUBIO/CUCO

1.3- Introdução a Praticas Sustentáveis no Entorno de 5 Unidades de Conservação – SUBIO/CECO

1.4- Estruturação física e instrumentalização de 2 unidades operacionais de prevenção às queimadas para atendimento imediato às Unidades de Conservação – SUBIO/CUCO.

1.5- Formação de brigadistas municipais e agentes para atuação em 7 Unidades de Conservação - SUEA

1.6- Fortalecimento de campanhas educativas de esclarecimento sobre o uso inadequado fogo - SUEA

Dia 6/05/2015 - quarta-feira – 14h00 à 18h00

- Câmara Técnica de Apoio aos Projetos – SAGS