Nesses três primeiros meses da atual gestão, a Ouvidoria Setorial do Meio Ambiente já atendeu 153 solicitações. Foram 26 no mês de janeiro, 47 em fevereiro e 80 em março.
Desse total, 98 (ou 64%) são denúncias relacionadas principalmente a empreendimentos irregulares e desmatamento. Outras 32 são pedidos de informação (21%), 15 reclamações (10%) e 8 são solicitações diversas e sugestões (5%). Até o momento, 69 ou 45% delas estão finalizadas e as demais continuam em andamento.
Conforme o Ouvidor Setorial, coronel da Polícia Militar Wilson Batista, a nova gestão já desenvolveu um plano de trabalho para reestruturação da Ouvidoria cujo objetivo é garantir um canal permanente de comunicação com o usuário e também promover melhorias na qualidade do serviço prestado à sociedade. Agilidade na resolução dos problemas, transparência e acesso à informação, além da diminuição da burocracia, são prioridades. "Vamos produzir relatórios bimestrais que servirão de subsídio nas tomadas de decisões para a Secretaria".
Ele explica que as informações que chegam à Ouvidoria são fundamentais porque mostram um espelho do que precisa ser melhorado, permitindo uma visão ampla dos pontos fortes e fracos do órgão ambiental, seja em relação aos próprios servidores ou na relação com a sociedade e com os clientes. Também aponta a necessidade de investimentos em áreas específicas e a busca de parceria com outras instituições. "Outra meta é conseguir que o ciclo das demandas que chegam até o nosso setor tenha respostas pontuais e muito ágeis".
No ano passado, a Ouvidoria Setorial da Sema recebeu 363 demandas, de janeiro a dezembro. Desse total, 153 (ou 42%) foram denúncias, 135 (37%) busca de informações, 38 (11%) reclamações, 32 (9%) solicitações diversas e 4 (1%) elogios ou sugestões. Os meses de junho, agosto e setembro obtiveram mais demandas, somando 118. As multas aplicadas totalizaram R$ 7.253.580, decorrentes das atividades de fiscalização, oriundas das denúncias.
Sobre o serviço
Você pode procurar o serviço da Ouvidoria Setorial da Sema caso já tenha solicitado um serviço a algum setor da Sema, porém não foi atendido ou considerou o atendimento não satisfatório. Também pode fazer sugestões, elogios ou críticas sobre serviços prestados. Ou ainda se quiser realizar denúncias sobre cometimento de atos ilícitos relacionados ao Meio Ambiente no âmbito estadual. Utilize o sistema "Fale Cidadão": 0800 65 3838 ou (65) 36313-7397, ouvidoria@sema.mt.gov.br.