Página inicial > SEMA > Notícias > Comitê do Fogo se reúne no dia 1º de abril
Publicado: Quinta, 26 de Março de 2015, 21h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h51 | Acessos: 165 | Categoria: Notícias
Queimadas

A primeira reunião oficial do Comitê do Fogo será na próxima quarta-feira (01.04), às 9h, no auditório Pantanal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A secretária Ana Luiza Peterlini conduzirá o evento que definirá o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso (PPCDQ/MT) deste ano, reunindo ações integradas com as instituições do governo do Estado envolvidas (Secretarias de Estado de Saúde, Educação, Planejamento, Cidades) e os órgãos federais, como Ibama e Incra. A proposta é realizar uma força-tarefa no combate ao fogo.

Por entender que as áreas mais sensíveis são de assentamento rural, pretende-se intensificar as ações educativas com esses pequenos produtores. Outra proposta é envolver Ministério Público Estadual (MPE), Judiciário e prefeituras municipais nesse trabalho de prevenção. Em relação às unidades de conservação do Estado, os gerentes dos parques já iniciaram as notificações dos proprietários do entorno para fazer o acero e evitar que o fogo não autorizado adentre.

Um curso para 75 brigadistas está agendado pela educação ambiental da Sema entre maio e julho, para atender cinco unidades de conservação da região noroeste de Mato Grosso, nos municípios de Colniza, Cotriguaçu e Aripuanã. Entre as unidades estão Reserva Roosevelt e Parque Estadual Tucumã, que integram o Fundo Amazônia. Outras iniciativas serão discutidas e alinhadas nessa reunião.

Plano de Ação

Conheça o Plano de Ação (PPCDQ/MT), que no seu eixo 2.3, dispõe sobre ações da Sema e de diversos parceiros no combate aos incêndios florestais, está disponível no portal da Sema. Denúncias ou outras informações: 0800 65 3838/ 0800 647 0111 (Atendimento Integrado ao Cidadão).