A secretária de Estado do Meio Ambiente, Ana Luiza Ávila Peterlini de Souza, participou de uma reunião, na tarde desta sexta-feira (20.02), com integrantes da Comissão Gestora da A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública (Gestão 2014/2016) para discutir a implementação de ações visando à redução de custos na secretaria.
Empossada em novembro de 2014 (Portaria nº 584, 04/11/2014), a atual gestão da comissão fez um balanço das ações realizadas até agora, que incluem campanhas educativas para a redução do consumo de papel (reuso e reciclagem), de copos descartáveis, energia elétrica, telefone (fixo e celular), água, gestão dos resíduos sólidos e sensibilização para a coleta seletiva além de mais qualidade de vida no trabalho. Durante a reunião foram discutidos os desafios que deverão ser enfrentados para a implementação desse programa no órgão ambiental, como uma decisão estratégica de gestão.
A coordenadora da Comissão Gestora da A3P, Mary Ramos, lembrou que a Sema já adotas medidas como o uso, para a comunicação interna, do email funcional, evitando o desperdício de papel e, no próximo dia 27, realiza no Auditório Pantanal, mais uma edição do Diálogo, desta vez com “Orientação para o uso consciente das correspondências”, voltado aos servidores do órgão.
A3P
O programa A3P, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como diretriz a ação voluntária dos órgãos e instituições públicas nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal - buscando a incorporação dos princípios da responsabilidade socioeconômica e ambiental nas atividades da Administração Pública.
No Ministério Público Estadual, Ana Luiza Peterlini coordenou por quatro anos o programa MP Sustentável, que tem como objetivo, a definição de estratégias, ações e procedimentos capazes de, a partir da adoção de práticas e rotinas ambientalmente sustentáveis, servir de exemplo para a comunidade em geral, visando a salvaguarda do planeta. “É uma questão de mudança de hábitos, que precisam ser internalizados na Sema. Um trabalho de conscientização diária”, destacou a secretária ao salientar que as ações nesse sentido receberão o apoio dos gestores.
A A3P está estruturada em seis eixos temáticos que abrangem: Gestão de Resíduos, Licitações Sustentáveis, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, Sensibilização e Capacitação dos Servidores, Uso Racional dos Resíduos e Construções Sustentáveis.