A equipe do Observatório de Gestão – formada por quatro servidores da vice-governadoria – realiza desde o final de janeiro o levantamento de informações de todas as secretarias e autarquias do governo para ajudar na tomada de decisões.
Ainda resta visitar a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Procuradoria Geral do Estado. Os dados devem ser compilados até 20 de fevereiro.
O primeiro passo foi ouvir representantes de cada secretaria para identificação de dados de gestão das pastas. Uma equipe técnica do OG se reuniu com cada secretário para o levantamento de dados. Os mesmos ficaram responsáveis por elencar os indicadores de sua secretaria. Cada pasta terá uma pessoa para fazer a interlocução com a equipe do observatório.
Após a junção dos dados, o vice-governador Carlos Fávaro marcará uma agenda com o governador Pedro Taques para apresentação das informações que foram levantadas. Na ocasião, eles poderão fazer suas contribuições e especificar o que ainda de estratégico pode ser acrescentado para ajudar na tomada de decisões.
Transparência
Seguindo a premissa de dar transparência a gestão pública, as informações reunidas pelo Observatório de Gestão também serão disponibilizadas para a sociedade no Portal da Transparência, que passará por uma readequação e ficará a cargo do Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção.
A intenção é que também as informações sejam disponibilizadas em painéis para que o cidadão possa saber do andamento das secretarias do Estado. Uma das ideias é de um painel seja instalado no salão da entrada do Palácio Paiaguás, onde atualmente é ocupado pela exposição de carros antigos do governo.
Observatório
O OG é um projeto estratégico do Governo do Estado, com objetivo de integrar e monitorar os principais indicadores de gestão das secretarias, utilizando as soluções já existentes em uma plataforma inteligente, de forma otimizada, geoprocessada e centralizada. Essa nova ferramenta que está sendo criada a pedido do governador Pedro Taques é de responsabilidade da Vice-Governadoria.