A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), abriu nesta segunda-feira (26.01) o curso “Manejo Florestal Sustentável de Florestas Nativas: Normas e Procedimentos”. Durante a abertura a secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini destacou a importância do Manejo Florestal e disse que irá investir na capacitação dos técnicos da Sema, e sua integração com o setor privado e empreendedores.
“Precisamos aprimorar e alinhar as questões técnicas, fundamentais para que possamos extrair o máximo da floresta com o mínimo de intervenção, beneficiando o homem e o meio ambiente”.
Esta é a terceira etapa do curso e, ao todo, foram disponibilizadas 60 vagas para atender estudantes e engenheiros florestais inscritos em uma lista de espera e ainda servidores da Sema e de órgãos envolvidos com o Manejo Florestal como Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual, Empresa Matogrossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
As palestras estão sendo realizadas no Auditório Pantanal da Sema, a partir desta segunda-feira até o próximo dia 29, quinta-feira. Com carga horária de 20 horas, serão abordados temas como Manejo Florestal de Florestas Nativas no Mundo e as Normas Federais, Fundamentação Legal do Manejo Florestal no Estado de Mato Grosso, Documentação Obrigatória, Geoinformação, Análise Ecológica no Diagnóstico Florestal, Inventário Florestal entre outros.
O curso é ministrado por engenheiros florestais e advogados, todos Analistas de Meio Ambiente do quadro de servidores da Sema.
Em razão da grande procura, a Sema está planejando levar a capacitação para o interior do Estado nos municípios de Alta Floresta, Juína e Sinop, ainda sem data definida e, em novembro, fazer mais uma etapa em Cuiabá.
O objetivo do curso é difundir e nivelar o conhecimento técnico e normativo dos servidores e também de profissionais da área, em relação aos vários aspectos do Manejo Florestal.
Outras informações pelo telefone (65) 3613 7359, da Assessoria de Imprensa ou pelo número (65) 3613 7279, da Gerencia de Capacitação e do Conhecimento da Sema.
MANEJO FLORESTAL
Em 2014 a Sema, por meio da Coordenadoria de Recursos Florestais (CRF), da Superintendência de Base Florestal (SBF) emitiu um total de 123 Autorizações de Exploração Florestal (Autex), para Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), que correspondem a um volume de 2.699.151,67 m3 (tora), totalizando uma área liberada de 117.728,84 ha.
Em 2015 já foram autorizadas duas licenças correspondentes a um volume total de 46.663,37 m3 (tora), totalizando uma área liberada (PMFS/POA) de 1.835,87 ha.
As licenças tem validade de 12 meses, com exceção para o período restritivo de exploração de madeira que vai de 1º de fevereiro a 1º de abril, obedecendo à legislação florestal do estado, Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e o Código Florestal.
CAPACITAÇÃO
As capacitações fazem parte dos nortes estratégicos da Gestão Sistêmica instituídos pela Portaria nº 026/2014 da Secretaria Adjunta de Gestão Sistêmica (SAGS), da Sema, que contempla as Políticas, Diretrizes, Objetivos, Indicadores e outros temas inerentes à gestão.
Essas diretrizes foram validadas pela secretária Ana Luiza Peterlini e são observadas e utilizadas pelas Unidades Administrativas que integram a estrutura organizacional instituída através da Lei Complementar nº 522/2013, visando manter a efetividade na execução das Políticas de Governo, no cumprimento da missão institucional, na orientação dos Planos Anuais de Trabalho e na prestação de serviços ao cidadão.
SERVIÇO
3º Minicurso de Manejo Florestal Sustentável de Florestas Nativas: Normas e Procedimentos
Data: 26 a 29 de Janeiro
Local: Auditório Pantanal, da Sema
Informações: gestaodepessoas@sema.mt.gov.br
Fone: (065) 36137279
PROGRAMAÇÃO
Dia 26/01, das 08:00 às 12:00 horas
- Abertura
- O Manejo Florestal de Florestas Nativas no Mundo e as Normas Federais
- Fundamentação Legal do Manejo Florestal no Estado de Mato Grosso
- Documentação obrigatória para um PMFS
Dia 27/01, das 08:00 às 12:00 horas
- Geoinformação aplicada ao Manejo Florestal
- Análise Ecológica do Diagnostico Florestal
- Plano Operacional Anual
- Análise Técnica de PMFS e POA
Dia 28/01, das 08:00 às 12:00 horas
- Inventário Florestal – Exigências legais, finalidades e análises.
- Equações de Volume para segunda UPA
- Vistorias Técnicas – Normas e Finalidades
Dia 29/01, das 08:00 às 12:00 horas
- Sistemas de Controle de Transformação, Transporte e Comercialização
- Critérios e Indicadores de Sustentabilidade do Manejo Florestal
- Trabalho de EAD
- Considerações finais