Página inicial > SEMA > Notícias > Atendimento ao usuário é uma das prioridades da Sema
Publicado: Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 13h32 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h57 | Acessos: 351 | Categoria: Notícias
Arquivosema_1_EDITADA
Sema aperfeiçoa sistema de atendimento ao usuário

A Superintendência de Relacionamento e Atendimento ao Cidadão (Surac), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), comunica o horário de atendimento ao usuário, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas, sem intervalo para almoço.

O horário foi definido na Portaria Conjunta nº 040/2014SAGS/Sema-MT, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 11/12/2014.

A Portaria instituiu o Processo de Relacionamento e Gestão do Atendimento ao Cidadão, considerando a necessidade de estruturar rotinas de trabalho, ações e atividades voltadas para o alcance do objetivo estratégico do órgão que é melhorar o acesso aos serviços para os cidadãos e usuários.

A Surac tem como missão fomentar e conduzir as políticas e práticas de qualidade na prestação de serviços e manter mecanismos de relacionamento com a sociedade, fortalecendo a prestação de serviço presencial ou eletrônico, o cumprimento da missão institucional, a satisfação dos usuários e o alcance dos objetivos organizacionais da Sema.

“Dentro dessa diretriz, a missão da Coordenadoria de Relacionamento e Atendimento ao Cidadão (Caci), é manter e disseminar os mecanismos e ações de relacionamento com a sociedade e, promover a gestão da qualidade dos serviços prestados, fortalecendo a instituição e atendendo as necessidades do cidadão, dos empreendedores e dos profissionais além de monitorar a efetividade das políticas e diretrizes de prestação de serviço”, destacou o coordenador Lourival Alves Vasconcelos.

Além do atendimento presencial realizado na sede da Sema, o órgão tem a disposição do usuário o Atendimento Técnico Básico (ATB), por meio do call center (Central de Atendimento), pelo número 0800 6470111.

Através da Central de Atendimento Integrada ao Cidadão-Usuário (Caic) são prestadas informações de menor complexidade com relação à estrutura do órgão, canais de atendimento a serem acessados, procedimentos e fluxos operacionais sobre algumas rotinas de trabalho com maior demanda, normas institucionais, localização e fases de análise dos processos e outras que não requeiram maior complexidade. “Caso não seja possível o atendimento conclusivo, o usuário é conduzido para a equipe de Atendimento Técnico Especializado (ATE)”, explicou Lourival Vasconcelos.

Esse atendimento é prestado por técnicos das superintendências da Sema, de forma presencial, eletrônica ou por telefone, sendo obrigatória a produção de informações ou documentação necessária para o registro e finalização ou conclusão da demanda do usuário.

Além desses instrumentos a Sema tem disponível o Atendimento Técnico Estratégico Especializado (ATEE), que compreende o atendimento em assuntos estratégicos, demandados por outros órgãos do governo, representantes de entidades classistas, dos poderes constituídos e o Atendimento Técnico Especializado Itinerante (Atei), em fase de elaboração do Plano de Ação, onde a Surac pretende, nos eventos regionais, promover o atendimento ao cidadão de forma geral e ao usuário, nas diversas regiões do Estado.