Página inicial > SEMA > Notícias > Evento lança consulta pública sobre o Sistema de Salvaguardas Socioambientais de REDD+ (27 e 28/11)
Publicado: Quarta, 26 de Novembro de 2014, 17h21 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h58 | Acessos: 398 | Categoria: Notícias

O Fórum Mato-Grossense de Mudanças Climáticas (FMMC) e o Comitê de Padrões de Salvaguardas realizam no próximo dia 27 e 28 de novembro, no Mato Grosso Palace Hotel, o evento de “Lançamento da Consulta Pública do Sistema de Salvaguardas Socioambientais de REDD+ de Mato Grosso".

O evento pretende atualizar os participantes sobre os últimos resultados em relação ao instrumento de “Redução de Emissões de Desmatamento e de Degradação Florestal” (REDD+) em Mato Grosso, apresentando os princípios, critérios e indicadores socioambientais que irão compor o Sistema de Informação de Salvaguardas (SIS) de REDD+ e estruturar o processo de consulta pública para os próximos meses.

A programação tem início às 13:30 horas (27), com palestras sobre o cenário atual das Mudanças Climáticas e REDD+ no Brasil e o papel das salvaguardas socioambientais e do Sistema de Informação de Salvaguardas (SIS). Na sexta-feira (28), às 08:17 horas tem inicio as discussões entorno dos princípios e critérios do SIS/MT e a estruturação do processo de consultas setoriais.

O evento é uma realização do governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e apoio do REDD+ SES – Social & Environmental Standards.

O Mato Grosso Palace Hotel fica na Rua Joaquim Murtinho, 170, Centro, Cuiabá.

COMITÊ DE PADRÕES

O Comitê de Padrões do FMMC foi criado para coordenar as discussões em torno das questões ligadas às salvaguardas para as ações de REDD+ - Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal. O comitê é formado por representantes de órgãos do governo, ONGs, setor privado, comunidades locais, entre outros, de forma a assegurar o equilíbrio e a representatividade, na discussão e uso das iniciativas de REDD+.

As salvaguardas são diretrizes que visam potencializar os impactos positivos e reduzir os impactos negativos relacionados às ações de REDD+ e se referem às medidas que os governos devem adotar para gerenciar riscos no desenho e na implementação de suas ações.

Confira a programação completa do Lançamento da Consulta Pública do Sistema de Salvaguardas Socioambientais de REDD+ de Mato Grosso.

Quinta-feira, (27/11)

13:30 horas – Registro dos participantes

14:00 horas – Abertura/Boas Vindas

14:30 às 16:00 horas – Cenário Atual, Mudanças Climáticas e REDD+ no Brasil

16:00 às 17:00 horas – O papel das salvaguardas socioambientais e do Sistema de Informação de Salvaguardas (SIS)

Sexta-feira (28/11)

08:00 às 17:00 horas – Trabalho em grupos para discussão dos Princípios e Critérios do SIS/MT e a estruturação do processo de consultas setoriais.