Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Cuiabá recebe oficina de construção do Plano de Educação Ambiental
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 06 de Novembro de 2014, 20h22 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 15h59 | Acessos: 326 | Categoria: Notícias
Arquivo/Secom-MTagricultor_familiar_Marcos_Verqueiro
PEAAF/MT terá ações discutidas

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Mato Grosso (Ciea), presidida pela Superintendência de Educação Ambiental (Suea), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizam no dia 26 de novembro, das 08:00 às 16:00 horas, no Casarão do Parque Estadual Mãe Bonifácia a Oficina “Construção Participativa do Plano de Ação para implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) em Mato Grosso”.

 

 

O PEAAF é um programa do governo federal, elaborado para o público envolvido com a agricultura familiar, cuja implementação se dá por meio de ações desenvolvidas por instituições governamentais e não governamentais, visando a adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais.

 

A oficina de construção do PEAAF/MT contará a participação de interlocutores envolvidos nas ações de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, sob a condução da consultora do MMA, Natália Almeida Souza. De acordo com a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane Favaretto o objetivo é dar seguimento às ações de implementação do programa, em continuidade à oficina de construção do Plano Político Pedagógico, realizada em novembro de 2013, auxiliando os Grupos Gestores a avançar na operacionalização do Programa. “Nosso objetivo é a partir da socialização das informações, apontar e priorizar ações que possam ser implementadas de forma participativa”.

 

A superintendente lembra que a elaboração e o aperfeiçoamento do programa vêm acontecendo de forma contínua e participativa, por meio do diálogo com os sujeitos sociais atuantes no setor. “O PEAAF é na verdade a materialização da contribuição da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) à demanda socioambiental desse segmento e, por meio de um conjunto de ações, tanto do governo federal como do estadual, vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida no campo”.

 

A programação da oficina inclui a contextualização do PEAAF no Estado, a apresentação dos participantes e suas propostas, seguida de uma roda de conserva, trabalhos em grupos, socialização e encerramento.

 

A participação dos representantes das várias instituições envolvidas com a questão pode ser confirmada pelo e-mail cieamt.suea@gmail.com. Outras informações pelos telefones (65) 8459 4600 ou (65) 8449 0649.

 

PEAAF

 

O Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) foi instituído em 23 de maio de 2012 em resposta às reivindicações dos movimentos de agricultores familiares, entre eles o Grito da Terra e Marcha das Margaridas, em 2009, que apontaram a fragilidade da Educação Ambiental no contexto rural.

 

O programa tem como público alvo os agricultores e seus familiares; assentados e acampados da reforma agrária; comunidades tradicionais, extrativistas e pescadores; sindicatos, cooperativas, organizações e movimentos sociais do campo; conselhos, comissões e colegiados públicos que atuam com a agricultura familiar; agentes de ATER e Desenvolvimento Local; grupos de aprendizagem, pesquisa e extensão; beneficiários do Programa de Regularização Ambiental e do Bolsa Verde.

 

As ações educativas são desenvolvidas buscando a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.

 

Entre seus objetivos estão o desenvolvimento rural sustentável, o apoio à regularização ambiental das propriedades rurais no âmbito da agricultura familiar; o fomento aos processos educacionais críticos e participativos que promovam a formação, capacitação, comunicação e mobilização social; a promoção da agroecologia e as práticas produtivas sustentáveis.

 

O programa possui cinco linhas de ações estratégicas abrangendo a articulação com órgãos, políticas, planos e programas federais; o apoio aos processos educativos presenciais e à distância; o fomento aos projetos de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e a Comunicação em Educação Ambiental para a Agricultura Familiar.

 
Em Mato Grosso, executado pela Sema, esta em curso o projeto “Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar e Implementação de Projetos Comunitários de Educação Ambiental”, financiado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA).

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838