O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda decidiu revogar a Portaria nº 499, 31 de outubro de 2014, que permitia as atividades de mineração na Zona de Amortecimento dos Parques Estaduais Cristalino e Cristalino II. Segundo a portaria, a atividade seria liberada mediante a analise dos impactos no momento do licenciamento.
A decisão do secretário José Lacerda, de tornar sem efeito a Portaria, foi tomada contrariando as reivindicações dos municípios de Alta Floresta, Novo Mundo e Carlinda para a abertura da região a exploração mineral; a deliberação do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, no sentido de permitir a revisão do Plano de Manejo, no item que trata das Normas para a Zona de Amortecimento e estudos realizados, por órgãos do governo federal e estadual, dando conta da vocação da região para a exploração mineral.
A Portaria 525, de 05 de novembro de 2014, que torna sem efeito a Portaria nº 499, será publicada no Diário Oficial do Estado que circula nesta quinta-feira (06).