Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Sema lança consulta pública sobre o Sistema de Salvaguardas Socioambientais de Mato Grosso
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2014, 15h48 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h29 | Acessos: 280 | Categoria: Notícias
ArquivoFLORESTA_AMAZONICA_MARCOS_VERGUEIRO
Sema lança consulta pública sobre do SIS de REDD+

O Fórum Mato-Grossense de Mudanças Climáticas e o Comitê de Padrões de Salvaguardas realizam no próximo dia 27 e 28 de novembro, no Mato Grosso Palace Hotel, o evento de “Lançamento da Consulta Pública do Sistema de Salvaguardas Socioambientais de REDD+ de Mato Grosso".

O evento pretende atualizar os participantes sobre os últimos resultados em relação ao instrumento de “Redução de Emissões de Desmatamento e de Degradação Florestal” (REDD+) em Mato Grosso, apresentando os princípios, critérios e indicadores socioambientais que irão compor o Sistema de Informação de Salvaguardas (SIS) de REDD+ e estruturar o processo de consulta pública para os próximos meses.

A programação tem início às 13:30 horas (27), com duas palestras sobre o cenário atual das Mudanças Climáticas e REDD+ no Brasil e o papel das salvaguardas socioambientais e do Sistema de Informação de Salvaguardas (SIS). Na sexta-feira (28), às 08:17 horas iniciam os trabalhos em grupo para discussão dos princípios e critérios do SIS/MT e a estruturação do processo de consultas setoriais.

O evento é uma realização do governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Instituto Centro de Vida (ICV) e apoio do REDD+ SES – Social & Environmental Standards.

O Mato Grosso Palace Hotel fica na Rua Joaquim Murtinho, 170, Centro, Cuiabá.

COMITÊ DE PADRÕES

O Comitê de Padrões do FMMC foi criado para coordenar as discussões em torno das questões ligadas às salvaguardas para as ações de REDD+ - Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal. O comitê é formado por representantes de órgãos do governo, ONGs, setor privado, comunidades locais, entre outros, de forma a assegurar o equilíbrio e a representatividade, na discussão e uso das iniciativas de REDD+.

As salvaguardas são diretrizes que visam potencializar os impactos positivos e reduzir os impactos negativos relacionados às ações de REDD+ e se referem às medidas que os governos devem adotar para gerenciar riscos no desenho e na implementação de suas ações. Elas devem ser construídas e implementadas com transparência e participação.

 

Confira a programação completa do Lançamento da Consulta Pública do Sistema de Salvaguardas Socioambientais de REDD+ de Mato Grosso.

Quinta-feira, (27/11)

13:30 horas – Registro dos participantes

14:00 horas – Abertura/Boas Vindas

14:30 às 16:00 horas – Cenário Atual, Mudanças Climáticas e REDD+ no Brasil

16:00 às 17:00 horas – O papel das salvaguardas socioambientais e do Sistema de Informação de Salvaguardas (SIS)

 

Sexta-feira (28/11)

08:00 às 17:00 horas – Trabalho em grupos para discussão dos Princípios e Critérios do SIS/MT e a estruturação do processo de consultas setoriais.

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838