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SEMA
Publicado: Quinta, 25 de Setembro de 2014, 19h55 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h31 | Acessos: 528 | Categoria: Notícias
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Processos da Suimis poderão ser protocolizados no e-S@C

Em continuidade à política de fortalecimento da prestação de serviços eletrônicos que integram a plataforma da Sema Virtual, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) inicia a implantação no mês de outubro do e-S@C – Serviço de Atendimento ao Cidadão para o recebimento e trâmite dos processos ligados a Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis).

 

O e-S@C é um instrumento tecnológico que permite a protocolização e o fluxo de documentos pertinentes aos processos de forma eletrônica. O Sistema otimiza as rotinas de tramitação e análise dos processos protocolados no órgão, facilitando o acesso aos serviços prestados com maior agilidade, sem a necessidade dos empreendedores e técnicos se deslocarem até a sede da Sema. A operação é feita via internet, com a qualidade e a transparência necessárias, permitindo o acompanhamento sistemático das análises, a juntada eletrônica de documentos e outros benefícios que melhoram as condições de trabalho dos técnicos.

“Assim como foi implantado para atender aos processos da Base Florestal, a Sema amplia o serviço do e-S@C aos processos de licenciamento das áreas de infraestrutura, mineração, indústria e serviços trazendo soluções que possibilitam melhores resultados na prestação de serviços, tanto aos servidores quanto ao cidadão”, destacou o secretário adjunto de Gestão Sistêmica da Sema, Benedito Nery Guarim Strobel.

A medida, segundo o secretário adjunto, integra um conjunto de ações definidas no planejamento estratégico, como forma de ampliar a oferta de serviços a um custo adequado para a administração pública, proporcionando ainda redução nos custos operacionais. “Essas medidas, vão permitir também a revisão dos valores das taxas cobradas dos empreendedores demandantes dos serviços do órgão ambiental”.

“Através das diretrizes do governo do Estado, sob a orientação do secretário José Lacerda, a Secretaria Adjunta de Gestão Sistêmica, com a participação das demais secretarias adjuntas e unidades do órgão, está conduzindo a implantação de soluções tecnológicas, e de outras melhorias na gestão”, disse Benedito Nery.

Entre essas melhorias o secretário adjunto citou a aquisição de 300 computadores em 2013 e mais 300 em 2014; equipamentos de campo como palmtops, GPS e máquinas fotográficas para as equipes de fiscalização e vistoria; substituição de 100% da frota de veículos, com 65 caminhonetes novas ainda neste mês e aquisição, em andamento, de mais 40 veículos com recursos provenientes de contratos firmados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para atender as demandas de transporte da sede e das unidades regionais; aquisição de barcos, motores e carretas visando a melhoria nas ações de fiscalização da pesca; aquisição de estações de trabalho e equipamentos de laboratório e outros bens permanentes a fim de melhorar a estrutura física do órgão.

Na área de tecnologia da informação, além do provimento de cargos com mais 18 técnicos de TI, foi ampliada a capacidade de processamento e armazenamento (storage), com a instalação de links com até oito vezes mais capacidade (2.048 Kbps) do que os anteriores (256 kbps ou 512 kbps), centralizando todo o tráfego de dados e internet das regionais e demais unidades na sede da secretaria com possibilidade de priorização de tráfego para Voip, Vídeo Conferência, transferência de arquivos, acesso ao domínio da sede, e outros serviços, dando suporte e efetividade na implantação de serviços eletrônicos ao cidadão.

No mês de julho deste ano foi firmado contrato com recursos do BNDES, sem contrapartida financeira do Estado, na ordem de R$ 35 milhões possibilitando licitações já em curso que promoverão o aprimoramento da logística, tecnologia e capacitação dos servidores, suportando as prioridades da descentralização do licenciamento para os municípios, gerando agilidade e fortalecimento da gestão ambiental local e, permitindo a modernização da Sema, destacou Benedito Nery.

O secretário de Meio Ambiente, José Lacerda analisou a importância desses investimentos para a gestão ambiental do Estado, a valorização dos técnicos e o atendimento as demandas do cidadão. “A Sema está investindo no desenvolvimento organizacional, orientado por um planejamento estratégico estruturado pelos servidores e descrito na Portaria nº 422/2014, de 23 de setembro, com a participação de representantes da sociedade, que vem permitindo resultados rápidos sem comprometer a visão de futuro nos próximos 05 (cinco) anos, o que certamente contribui com a sustentabilidade econômica, social e ambiental de Mato Grosso”.

 
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