Mais um importante passo foi dado dentro do processo de modernização e reestruturação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os links de comunicação de dados do órgão são ampliados.
“O projeto vai dotar a sede, as regionais e outras unidades com links de comunicação de maior capacidade de tráfego de dados, voz e imagem, possibilitando melhor acesso aos sistemas da secretaria e à internet”, afirmou o secretário adjunto de Gestão Sistêmica, Benedito Nery.
De acordo com o secretário adjunto, o processo de modernização e reestruturação da Sema foi aprovado por Lei Complementar após passar por análise da Assembleia Legislativa e por discussões junto a sociedade organizada e atende a legislação ambiental e ao principio básico da eficiência e redução de custos operacionais, proporcionando um melhor atendimento ao cidadão.
“O projeto de links já é um reflexo do desdobramento das diretrizes estratégicas da organização e contribui diretamente para que a Sema alcance os objetivos definidos pelo Governo do Estado e coordenado pelo secretário de Meio Ambiente, José Lacerda, de garantir o acesso e otimizar a prestação dos serviços aos cidadãos e usuários; bem como o de desenvolver e manter sistemas de informação e soluções de TI adequados às rotinas e estratégias da secretaria”, explicou Nery.
Com a nova estrutura, foi possível a instalação de links com até 8 vezes mais capacidade (2.048 Kbps) do que os anteriores (256 kbps ou 512 Kbps), centralizando todo o tráfego de dados e internet das regionais e demais unidades na sede da secretaria com possibilidade de priorização de tráfego para Voip, Vídeo Conferência, transferência de arquivos, acesso ao domínio da sede, e outros serviços. A nova estrutura favorece também a efetividade na implantação de serviços eletrônicos ao cidadão e redução dos custos operacionais.
Além do contrato de link de dados para as regionais e escritórios, a Sema dispõe ainda de um novo link de internet exclusivo, possibilitando uma navegação mais rápida e estável além de ser uma redundância do link da Cepromat para acesso a rede mundial de computadores, tanto para usuários da sede quanto para regionais e escritórios.
O projeto de link de dados encontra-se em fase de fase de implantação nas regionais, com estimativa de conclusão até final deste mês. Na sede, o link de internet já está instalado e em uso desde o último dia 07.