O potencial econômico dos municípios mato-grossenses será apresentado na “1ª Expo Mato Grosso” com o tema “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”. A exposição é aberta à visitação gratuita, a partir das 12h desta quinta-feira (22.05), e se estende durante toda a programação do “31º Encontro de Prefeitos”, de 22 a 24 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal.
Ao todo 61 estandes estarão presentes com artesanato, gastronomia, turismo com desenvolvimento econômico e sustentável, produção proveniente de hortifrutigranjeiro, piscicultura, criação de bovinos caprinos e equinos.
A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 10 mil pessoas nos três dias de evento. Do total de estandes, 19 são de Prefeituras e oito de Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento, como a região do Araguaia, com o município de General Carneiro, com o artesanato de madeira e barro. Bem como o Consórcio de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico “Alto do Rio Paraguai”, com sede localizada na cidade de Arenápolis e que compõe 15 municípios. É o único que vai trazer um demonstrativo de uma usina de álcool, cujo produto é feito da batata doce. Outros entes serão representados pelos Consórcios. É o caso dos municípios que compõem os Consórcios do Teles Pires, Nascentes do Pantanal, Região Sul, Vale do Juruena e Alto Rio Paraguai.
O objetivo da Expo Mato Grosso, realizada pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa (AL-MT), com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), é incentivar o crescimento econômico sustentável em todos os municípios do Estado, fortalecendo o potencial de todas as regiões.
A Expo ainda contará com a participação de entidades governamentais e não governamentais, como: a Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Conselho Regional de Administração (CRA), Ministério Público Federal (MPF) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O Governo do Estado também irá participar, representado por 12 Secretarias expositoras.
Consórcios
Os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento trabalham com a premissa de que a “união faz a força”. Eles surgiram em 2005 com a proposta de regionalização da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O objetivo principal é implantar projetos que potencializem economicamente os polos regionais do Estado, além de viabilizar recursos para a promoção do desenvolvimento, respeitando a identidade econômica de cada localidade. A partir dos consórcios, os municípios passaram a se reconhecer como região e se fortaleceram.
A AMM, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Econômico (criada em 2005), centrou esforços no sentido de motivar e organizar os municípios em consórcios regionais, oferecendo suporte técnico, elaborando planos estratégicos, projetos de desenvolvimento regional e ajudando na consolidação do programa.
Estão ativos em Mato Grosso 15 Consórcios Intermunicipais, resultado de uma importante parceria entre AMM e prefeitos, com o Estado.
Encontro de Prefeitos
Além da exposição, a programação do 31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas e Gestores Sociais, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.