Página inicial > SEMA > Notícias > Técnicos da Sema participam de capacitação promovida pela ANA
Publicado: Quinta, 24 de Julho de 2014, 21h23 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h41 | Acessos: 422 | Categoria: Notícias
ArquivoRio_Cuiab_Lenine_Martins
Programa Nacional  monitora qualidade da água

Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto acontece em Cuiabá o treinamento dos técnicos que irão operar os equipamentos de campo da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água (RNQA). A capacitação, que será realizada pela Agência Nacional de Água (ANA) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), é mais uma das ações previstas na implementação do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade da Água (PNQA), em Mato Grosso.

Ao todo serão capacitados dez técnicos da Sema e outros seis dos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal. O treinamento inclui aulas teóricas e práticas com atividades de coleta, calibração e operação dos instrumentos, entre eles o medidor ADCP de tecnologia avançada para medição de vazão. As coletas e medições serão realizadas nos rios Coxipó do Ouro e Cuiabá. Já as aulas práticas serão no laboratório da Sema e as teóricas nos auditórios Pantanal, da Sema e do Parque Estadual Massairo Okamura.

“Após uma primeira etapa, de concepção e elaboração do Programa, e definição da rede em Mato Grosso, inicia-se agora uma segunda etapa de estruturação dos organismos estaduais de gestão que inclui a cessão de uso de equipamentos e capacitação dos técnicos para a operacionalização da Rede Nacional nos Estados”, explicou o gerente de Laboratório e Ensaios da Sema, Sérgio Batista de Figueiredo.

A expectativa é de que ainda neste mês de julho sejam entregues os equipamentos multiparâmetros para medição da qualidade da água e os equipamentos de medição de vazão por metodologia acústica.

Até 2011 somente os estados de Mato Grosso e Tocantins possuíam redes de monitoramento da qualidade da água em funcionamento na Amazônia Legal, daí a participação ativa dos técnicos mato-grossenses na construção do PNQA.

Hoje o estado opera uma rede composta de 82 estações, onde é monitorada a qualidade da água, e 30 estações onde é monitorada a quantidade (estações telemétricas). Desse total, 57 estações de qualidade e 8 de quantidade farão parte da Rede Nacional de Qualidade da Água, totalizando uma rede inicial de 65 estações em Mato Grosso. “Nessas estações o objetivo da Agência Nacional de Água é monitorar, tanto qualidade como quantidade, numa operação semestral”, explicou a coordenadora de Monitoramento Ambiental, Adélia Alves de Araújo.

O secretário de Meio Ambiente da Sema, José Lacerda destacou o empenho do órgão na implementação do Programa no estado. “O monitoramento da água é um dos objetivos fundamentais da gestão ambiental e a implementação do Programa, que visa reunir informações sobre os rios, será fundamental na gestão sustentável dos Recursos Hídricos em Mato Grosso, inclusive para o direcionamento dos investimentos visando a recuperação de corpos d’água degradados”, disse.

Programa nacional - O Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA) foi lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil a fim de orientar a elaboração de políticas públicas para a recuperação da qualidade ambiental dos corpos d’água interiores como rios e reservatórios, contribuindo assim com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

O PNQA está estruturado em quatro componentes - Rede Nacional de Monitoramento, Padronização, Laboratórios e Capacitação e Avaliação da Qualidade da Água - que englobam ações estratégicas como a implementação, ampliação e otimização da distribuição geográfica da rede de monitoramento da qualidade da água; a ampliação do controle de qualidade dos laboratórios envolvidos em análises de qualidade de água; a capacitação de pessoas envolvidas como o monitoramento e análise de qualidade de águas; a criação e manutenção de um banco de dados nacional e um portal na internet para divulgação das informações de qualidade de água, entre outros.

Confira a programação do treinamento em equipamentos de campo para operação da RNQA

Dia 28/07

10:00 às 18:00 - Teoria do uso da sonda multiparamétrica (manhã) e prática de calibração da sonda em laboratório (tarde)

Local: Auditório Pantanal, da Sema