“PLANTANDO UM FUTURO SUSTENTÀVEL COM A AGRICULTURA FAMILIAR EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE”
A Semana do Meio Ambiente foi instituída em 2003, por meio da Lei n° 7937, com o objetivo de estreitar o diálogo entre a sociedade e o poder público quanto às questões ambientais.
Realizada próximo ao dia 05 de junho - data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, como o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, marcando a abertura da Conferencia de Estocolmo sobre Ambiente Humano -, a Semana do Meio Ambiente sempre traz como foco, temáticas discutidas na Conferência das Nações Unidas. Nesta décima edição seu tema central será a Agricultura Familiar e a Sustentabilidade.
A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Sema, através da Superintendência de Educação Ambiental, com o envolvimento das demais superintendências do órgão.
Este ano, a décima edição da Semana vai anteceder a realização da Copa do Mundo de Futebol e Cuiabá, uma das cidades sedes do mundial, irá receber uma grande quantidade de turistas. Assim, os coordenadores do evento estão trazendo uma série de novidades a começar com um novo formato, de “feira”, o que propicia uma maior integração entre várias instituições, maximizando os esforços no processo de desenvolvimento da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso.
Com um perfil sócio econômico, cultural e ambiental a Semana do Meio Ambiente pretende promover, incentivar e difundir a produção da Agricultura Familiar permitindo a relação comercial entre a comunidade urbana e rural fortalecendo a produção sustentável local e regional.
Outra proposta do evento é proporcionar uma reflexão dos atores sobre os fatores responsáveis pelos impactos ambientais e formas de gestão para mitigação dos mesmos, e como se inter-relacionar com o tema interpretativo, pois a Semana do Meio Ambiente é um espaço de exercício de cidadania, onde sociedade e poder publico somam esforços para mudanças de comportamentos e atitudes individuais e coletivas dentro de princípios ambientalmente corretos.