A descrição dos impactos dos meios físico, biótico e antrópico, positivos e negativos de ocorrência no estado de Mato Grosso, que compunham a Matriz de Identificação de Impactos dentro do processo de construção dos indicadores de desenvolvimento sustentável, foi feita para que o leitor compreenda o impacto visualizado pela equipe de trabalho no processo de discussão e a caracterização deste no estado, considerando sua distribuição nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, em conformidade com o Mapa de Biomas do IBGE, 2004. O bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.
Os impactos identificados foram distribuídos em relação aos meios físico, biótico e antrópico onde ocorrem, relacionados aos elementos do meio natural ou humano que são impactados.
Matriz de Identificação de Impactos
A Matriz de Identificação de Impactos foi construída considerando-se os três biomas presentes no estado de Mato Grosso, sendo as principais atividades e ações desenvolvidas analisadas sob a ótica dos possíveis impactos, positivos ou negativos, que geram, e estes impactos pontuados com uma classificação que varia de -3 a +3, de acordo com o grau do impacto.
Os principais impactos identificados e as atividades causadoras destes são apresentados na tabela r, observando-se que o mesmo impacto pode ser identificado em mais de uma atividade, demonstrando a correlação entre elas no impacto final gerado aos meios físico, biótico e/ou antrópico. A tabela abaixo apresenta o total destes impactos considerados por atividade e bioma impactado
Impactos por Atividade e Bioma
As tabelas s a z apresentam os impactos identificados e os elementos do meio natural e humano afetados, em matrizes individualizadas por atividade econômica (atividade geradora de impacto). Segue abaixo também a descrição dos impactos.