Voltada para práticas sustentáveis na área rural, a Oficina Estadual do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) vai ser realizada nos dias 22 e 23 de novembro, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, em Cuiabá.
A proposta vai atender os agricultores familiares. O objetivo é agregar subsídios e reunir instituições e lideranças para a elaboração e implementação de um Plano Político Pedagógico de Educação Ambiental para a agricultura familiar em Mato Grosso.
A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental (Suea) e do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Durante a oficina, serão abordados temas como a participação social, agroecologia, práticas produtivas sustentáveis, tecnologias sociais, impactos da agricultura contemporânea sobre o meio ambiente, relação campo-cidade, recuperação de áreas degradadas e legislação ambiental, entre outros. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, busca-se a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.
O Plano é implementado pelas instituições governamentais e não-governamentais, ligadas à temática, com vistas à adoção de práticas sustentáveis na agricultura familiar e no manejo dos territórios rurais. “O Programa é a efetiva contribuição da Política de Educação Ambiental, nacional e estadual na demanda socioambiental e colabora com um conjunto de ações que os governos federal e estadual têm implementado para melhorar a qualidade de vida no campo”, ressaltou a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Eliane Favaretto.
Outras informações sobre o Plano e as oficinas estão disponíveis no portal do Ministério do Meio Ambiente (MMA), no link da Educação Ambiental/Formação de Educadores. Os interessados em participar da capacitação podem entrar em contato com a Coordenadoria de Educação Ambiental da Sema pelos telefones (65) 3624-8374/ (65) 8448-9651.