Página inicial > SEMA > Notícias > Projeto de educação ambiental é lançado em Cáceres
Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2013, 20h14 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h51 | Acessos: 494 | Categoria: Notícias
ArquivoONCA_EDITADA
Projeto Bichos do Pantanal vai levar informações as salas de aulas

O projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pelo programa Petrobras Ambiental, lançou nesta quinta-feira (31.10) uma ação de educação ambiental em Cáceres. O objetivo é abordar temas de preservação da fauna pantaneira para alunos da educação infantil e ensino fundamental da cidade.

A iniciativa é realizada em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A instituição contribuirá com a expertise de seus pesquisadores. Professores e acadêmicos da Unemat, das áreas de Biologia, Saúde e Educação, dentre outras, irão a campo a partir deste mês para realizar investigações científicas.

Os resultados serão repassados nas salas de aula de 49 escolas. Estudantes interessados em contribuir com a atividade podem procurar os docentes envolvidos no projeto. Os trabalhos de pesquisa e monitoramento de fauna vão ser desenvolvidos no rio Paraguai, no Barco Sede do projeto, que vai permanecer nos próximos dois anos em pontos de estudo entre a sede do município e a Estação Ecológica Taiamã.

Cerca de mil alunos estiveram presentes no evento de lançamento, realizado no Cáceres Iate Clube. Douglas Trent, pesquisador chefe e mentor do projeto, enfatizou a necessidade de introduzir o tema natureza na sala de aula. “Estamos na região com a maior biodiversidade do mundo e vocês têm acesso a tudo isso. A ciência mostra que estar conectado com o meio ambiente torna as pessoas mais inteligentes”. Trent mostrou ao público fotos de animais do Pantanal, destacando aqueles que estão ameaçados de extinção, como a ariranha.

Peças educativas escritas com termos do dialeto regional foram apresentadas às crianças, tematizando questões como a poluição dos rios e das ruas e incentivando o envolvimento da nova geração na preservação ambiental. “Crianças, vocês podem ensinar aos grandes que a natureza está morrendo”, concluíram os atores. Cerca de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino de Cáceres serão envolvidos na proposta.