Página inicial > SEMA > Notícias > Começa em Brasília a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (24 a 27/10)
Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h52 | Acessos: 558 | Categoria: Notícias

Com o tema Resíduos Sólidos começa nesta quinta-feira (24), em Brasília, a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente. De Mato Grosso estarão participando do evento 32 delegados eleitos na III Conferencia Estadual do Meio Ambiente e pela Comissão Organizadora (COE-MT).

Nessa etapa serão definidas ações que incentivem a produção sustentável e a educação ambiental para o consumo consciente. A missão dos 1.352 delegados eleitos em todo o país será levantar propostas, entre as priorizadas nas municipais, regionais, estaduais, Conferências Livres e Virtual, que envolvem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando soluções para eliminar os lixões, ampliar a coleta seletiva, fortalecer a organização dos catadores de material reciclável e outras questões.

As propostas, em todas as etapas, foram reunidas nos quatro eixos prioritários da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), ou seja, a produção e consumo sustentáveis, educação ambiental, redução dos impactos ambientais e geração de emprego, trabalho e renda.

A etapa nacional será aberta pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e, durante os quatro dias do evento, os delegados participarão de um ciclo de debates promovido na manhã do dia 25 (sexta-feira) onde representantes dos governos federal e estadual e da sociedade civil serão expositores e debatedores. Na tarde do dia 25 e no dia 26 (sábado), acontecem as reuniões dos grupos de trabalho e no final da tarde as plenárias dos eixos.

Serão 12 painéis e reuniões de trabalho que irão abordar temas como a implantação da logística reversa; erradicação dos lixões; recuperação energética de resíduos sólidos urbanos; desperdício de alimentos e combate à fome; gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil; desafios da coleta seletiva; os catadores na gestão de resíduos sólidos; resíduos sólidos e oportunidade de negócios; gerenciamento de resíduos no meio rural; gestão de áreas protegidas e resíduos sólidos e tratamento térmico: uma alternativa para a destinação de resíduos.

No dia 27 de outubro serão eleitas as propostas finais relacionadas à PNRS que constarão de um documento contendo as 60 ações prioritárias finais, sendo 15 por eixo. Esses resultados farão parte da carta de responsabilidade compartilhada da 4ª CNMA.

Outras informações sobre a conferência, inclusive as propostas elencadas em cada uma das conferências regionais e na estadual realizadas em Mato Grosso, estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br. Informações sobre a etapa nacional podem ser obtidas no endereço eletrônico, www.conferenciameioambiente.gov.br.

IV Conferência Nacional do Meio Ambiente

Data: 24 a 27 de outubro

Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil, Setor de Clubes Esportivos Sul - Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, Brasília/DF