O secretário-adjunto de Mudanças Climáticas da Sema, Wilson Gambogi Pinheiro Taques, e mais 31 delegados eleitos na Conferência Estadual e pela Comissão Organizadora (COE-MT) vão representar Mato Grosso na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece em Brasília a partir desta quinta-feira (24) até domingo (27).
Realizada em etapas, nos municípios e estados, a conferência (etapa nacional) pretende elencar ações que incentivem a produção sustentável e a educação ambiental para o consumo consciente. “Nossa missão será levantar as propostas, entre aquelas priorizadas nas etapas realizadas em todo o país, que envolvem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, trazendo soluções para que possamos eliminar os lixões, ampliar a coleta seletiva, fortalecer a organização dos catadores de material reciclável e outras questões”, explicou Wilson Taques.
As propostas, em todas as etapas, foram elencadas nos quatro eixos prioritários da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a produção e consumo sustentáveis, educação ambiental, redução dos impactos ambientais e geração de emprego, trabalho e renda.
A etapa nacional será aberta pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que destacou a importância dos temas em debate. “Os temas extrapolam a questão dos resíduos sólidos e seus desdobramentos. Estamos discutindo mobilidade urbana, qualidade de vida, direitos e deveres de cada cidadão”.
O evento vai reunir 1.352 representantes de todos os estados e do Distrito Federal. Eles participarão de um ciclo de debates promovido na manhã do dia 25 (sexta-feira) onde representantes dos governos federal e estadual e da sociedade civil serão expositores e debatedores. Na tarde do dia 25 e no dia 26 (sábado), acontecem as reuniões dos grupos de trabalho e no final da tarde as plenarias dos eixos.
Serão 12 painéis e reuniões de trabalho que irão abordar temas como a implantação da logística reversa; erradicação dos lixões; recuperação energética de resíduos sólidos urbanos; desperdício de alimentos e combate à fome; gerenciamento de resíduos sólidos na construção civil; desafios da coleta seletiva; os catadores na gestão de resíduos sólidos; resíduos sólidos e oportunidade de negócios; gerenciamento de resíduos no meio rural; gestão de áreas protegidas e resíduos sólidos e tratamento térmico: uma alternativa para a destinação de resíduos.
No dia 27 de outubro serão eleitas as propostas finais relacionadas à PNRS que constarão de um documento contendo as 60 ações prioritárias finais, sendo 15 por eixo. Esses resultados farão parte da carta de responsabilidade compartilhada da 4ª CNMA.
Outras informações sobre a conferência, inclusive as propostas elencadas em cada uma das conferências regionais e na estadual realizadas em Mato Grosso, estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br. Informações sobre a etapa nacional podem ser obtidas no endereço eletrônico, www.conferenciameioambiente.gov.br.
SERVIÇO
IV Conferência Nacional do Meio Ambiente
Data: 24 a 27 de outubro
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil, Setor de Clubes Esportivos Sul - Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, Brasília/DF