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SEMA
Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2013, 20h18 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h53 | Acessos: 14267 | Categoria: Notícias

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), está lançando um novo modelo de gestão, o Sema Virtual – Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão que tem como conceito básico e orientador o de organização virtual, por meio do qual o órgão estará disponibilizando os seus serviços, de forma eletrônica, facilitando a relação com o cidadão.

 

O sistema englobará uma serie de serviços que se encontram em fase de desenvolvimento. O primeiro a ser lançado é o Serviço de Atendimento Eletrônico ao Cidadão (e-S@C).

 

O e-S@C é um instrumento tecnológico que permite a protocolização e o fluxo de documentos pertinentes aos processos, de forma eletrônica. Dessa forma, a Sema está otimizando suas ações de tramitação e análise dos processos protocolados no órgão, facilitando o acesso da sociedade aos serviços prestados, com maior agilidade, qualidade e transparência.

 

Para ter acesso ao serviço, o usuário, deve ter um certificado digital e, solicitar ao órgão ambiental o seu cadastramento no sistema. Com login e senha o usuário poderá usufruir de funcionalidades como o envio de processos, atendimento de solicitações de forma totalmente digital e, upload de documentos em formato PDF que deverão ser digitalizados conforme os roteiros orientativos disponibilizados no portal do órgão.

 

Após a análise, os técnicos da Sema irão anexar aos processos eletrônicos os documentos das rotinas administrativas e análises realizadas, podendo as informações serem consultadas instantaneamente pelos usuários externos. Todos os documentos digitalizados, enviados pelos usuários externos ou produzidos pelos técnicos da Sema, serão assinados digitalmente garantindo a segurança e responsabilidade sobre as informações contidas nos processos eletrônicos.

 

Inicialmente serão recepcionados eletronicamente os processos da Superintendência de Gestão Florestal (SGF) atendendo pelo sistema, os proprietários de imóveis rurais e responsáveis técnicos que atuam com a regularização ambiental e licenciamento de atividades em imóveis rurais. No futuro, essas facilidades deveram ser estendidas a todos os serviços da Sema.

 

A iniciativa é um grande avanço na gestão ambiental de Mato Grosso e, entre as vantagens do sistema, estão a facilidade de acesso aos serviços, pois não haverá a necessidade se efetuar na forma presencial o protocolo de processos ou documentos no órgão; a maior eficiência no relacionamento entre o usuário externo e o órgão ambiental e a segurança do processo, pois todos os documentos serão assinados digitalmente, eliminando a possibilidade de perdas ou extravios.

 

A Sema está investindo no desenvolvimento da atividade administrativa de modo mais eficiente, por meio da automação de rotinas e atos administrativos, reduzindo gastos com insumos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

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