Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário vai discutir os desafios e alternativas para a gestão
Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2013, 22h53 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h54 | Acessos: 698 | Categoria: Notícias
logo_seminrio_resduos_slidos_2013.JPG_editado

Encontram-se abertas até o próximo dia 18 de outubro, as inscrições para apresentação de trabalhos no III Seminário de Resíduos Sólidos – Perspectivas Socioambientais e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O evento, que acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro, no Auditório da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), é uma iniciativa da Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços , da Sema.

Entre os objetivos do seminário está a discussão dos desafios e alternativas para a gestão dos resíduos sólidos no estado, tendo como pano de fundo questões como o impacto dos resíduos no meio urbano; a trajetória das políticas públicas na áreas dos resíduos sólidos; a inclusão dos catadores na cadeia produtiva da reciclagem e na gestão compartilhada; as novas tecnologias de manejo dos resíduos e o caminho para a sustentabilidade.

O III Seminário de Resíduos Sólidos  é voltado aos gestores públicos, organizações não governamentais e fundações de apoio; empresas, pesquisadores, estudantes, catadores e outros profissionais ligados a reciclagem sustentável e solidária; profissionais liberais e outros.

A coordenadora de Gestão de Resíduos Sólidos da Sema, Solange Fátima de Oliveira Cruz disse que a expectativa é de que “o poder público e a sociedade sejam sensibilizados sobre a necessidade de mudar a realidade em relação à destinação final dos resíduos sólidos. Além disso precisamos fortalecer os debates sobre as políticas e praticas de gestão, adotadas a partir da nova Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

TRABALHOS

Durante o seminário  a comunidade acadêmica das instituições educacionais de ensino superior, pesquisadores e profissionais interessados na temática poderão apresentar trabalhos que retratem experiências inovadoras, estudos, boas práticas, pesquisas e novas perspectivas, em três eixos temáticos: Gestão de Resíduos; Catadores de Materiais Recicláveis e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Sustentabilidade.

Os interessados em inscrever trabalhos ou participar do Seminário podem acessar o portal da Sema, www.sema.mt.gov.br, no link do evento. Lá estão disponíveis as fichas de inscrição, programação e outras informações sobre o evento.