Página inicial > SEMA > Notícias > Alunos e moradores visitam o pulmão inflável em Porto dos Gaúchos
Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2013, 22h36 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h55 | Acessos: 442 | Categoria: Notícias
Educação Ambiental/Sema-MTPulmo_Porto_dos_Gachos_5_editada
Alunos visitam o pulmão inflável em Porto dos Gaúchos

Mais de 500 pessoas já passaram pelo pulmão inflável, em Porto dos Gaúchos, com o intuito de conscientização contra os riscos das queimadas. A ideia é informar cada cidadão do município sobre a importância de evitar que se ateie fogo nos lixos recolhidos no quintal, uma prática nociva à saúde humana e ao meio ambiente. O projeto também alerta para os riscos do tabagismo, causador do câncer, além de provocar outros prejuízos à saúde.

A iniciativa do evento é do governo do Estado por meio das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), Saúde (SES), Educação (Seduc), Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sociedade Mato-grossense de Pneumologia e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio da prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR).

Entre as pessoas que já visitaram o pulmão inflável estão os alunos da escola municipal Adolfo Gustavo Wilke, representantes do Judiciário e do Executivo Municipal, políticos, entre outros.

O prefeito de Porto dos Gaúchos, Baixinho Piovesan, destacou a importância da iniciativa. “É muito boa para nosso município para que cresça e se desenvolva de forma ecologicamente correta. Hoje tudo que fazemos tem um custo, mas temos que somar custo beneficio e o beneficio deste evento é maior que o custo, e temos que conscientizar a população. Ano que vem queremos que o município fique sem queimada alguma dentro da cidade e, por isto, vamos reforçar ainda mais o projeto”, destacou. Segundo ele, Porto dos Gaúchos já adquiriu um local para abrigar entulhos. A fiscalização também vai ser reforçada para punir quem suja a cidade e provoca danos ao meio ambiente.

O pulmão inflável faz parte do projeto Mato Grosso sem Fumaça e está  montado na praça Leopoldina Wilke podendo  ser visitado até esta quinta-feira (26.09), das 8h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h às 20h30, por toda população do Vale do Arinos (Porto dos Gaúchos, Juara, Novo Horizonte do Norte, Itanhangá,Tabaporã e Brasnorte).