Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Conferencia Livre define propostas de técnicos e catadores de materiais recicláveis
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2013, 22h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h55 | Acessos: 1009 | Categoria: Notícias
selo_CNMA_editado 

Ampliar pontos de entrega voluntária de resíduos recicláveis; condicionar o fechamento dos lixões aos programas de coleta seletiva solidária; implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P); implantar sistema de logística reversa pós-consumo e promover ações de Educação Ambiental são algumas das propostas consideradas prioritárias pelos participantes da Conferencia Livre do Meio Ambiente.

As propostas nos eixos Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental serão encaminhadas diretamente à Conferencia Nacional do Meio Ambiente, evento que será realizado no mês de outubro, em Brasília.

Outras propostas  que começam a ser discutidas na Etapa estadual  da Conferencia do Meio Ambiente (III Coema/MT), que acontece a partir desta terca-feira (03.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, foram retiradas  das discussões realizadas nos 10 polos em Mato Grosso.

Na Conferencia Livre, 91  participantes discutiram o assunto em Cuiabá na quarta-feira (28.08), no Auditório Milton Figueiredo, da Assembleia Legislativa. A conferencia convocada pela comissão gestora da A3P da Sema e Fórum Matogrossense “Lixo e Cidadania” reuniu representantes do poder público (Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Ciência e Tecnologia (Secitec), Saúde (SES), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Educação (Seduc), Instituto Ação Verde, Eletronorte, Assembleia Legislativa, CAB Cuiabá, e Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos da capital), das Universidades (Univag, Unic, IFMT e Unirondon), da sociedade civil (Asscavag, Cooponé, Coopertran, Amas MT, Mano Sanit, Aspondy, PMC e outros), e do setor empresarial (Unimed, Sinderecicle, Fiemt, Projetos Ambientais e Aesa).

ETAPA ESTADUAL

Na conferencia que se inicia nesta quarta-feira serão definidas as ações consideradas prioritárias pelo conjunto da sociedade, visando a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Mato Grosso, e os delegados que representarão o estado na etapa nacional, a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, evento que será realizado em Brasília, entre os dias 24 e 27 de outubro de 2013.

A Conferencia do Meio Ambiente é um instrumento de educação ambiental e cidadania e, uma chance para que os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.

As discussões acontecem em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental.

Outras informações sobre o evento estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br ou no www.conferenciameioambiente.gov.br.

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838