Página inicial > SEMA > Notícias > III Conferencia Estadual do Meio Ambiente será aberta nesta terça-feira (03.09)
Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2013, 21h07 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h55 | Acessos: 471 | Categoria: Notícias

A etapa estadual da IV Conferencia Nacional do Meio Ambiente será aberta nesta terça-feira (03.09), às 19 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso. Durante os três dias da III Conferencia Estadual do Meio Ambiente (III Coema), os delegados eleitos nas 10 etapas regionais irão discutir as propostas que serão encaminhadas pelo estado, para a etapa nacional. Durante o evento também serão eleitos os delegados que representarão Mato Grosso, em outubro, em Brasília.

Na abertura da III Coema dois painéis vão discutir a questão dos Resíduos Sólidos (tema da conferencia). No primeiro painel, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), falarão sobre a situação nacional. A segunda apresentação será de técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre estudos e analises da situação dos resíduos e catadores em todos os estados brasileiros.

Na quarta-feira (04.09), pela manhã, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), apresentam um perfil da gestão dos Resíduos Sólidos no estado e, no período da tarde, a plenária se reúne para leitura das ações prioritárias e defesa das propostas.

No final da tarde, acontecem as inscrições de candidaturas de delegados para a IV Conferencia Nacional.

No dia 05.09, quinta-feira, pela manhã, serão eleitos os delegados e apresentadas as cinco propostas de ações estratégicas por eixo temático. Logo após, acontece a assinatura do Termo de Compromisso dos Delegados Eleitos.

EIXOS TEMÁTICOS

A IV CNMA e suas etapas tem como eixos temáticos a Produção e o Consumo Sustentáveis, onde as propostas visam elencar estratégias e ações para consumir de forma mais inteligente, gerando menos lixo; a Redução dos Impactos Ambientais que discute como o cidadão pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz e com isso, reduzir as os impactos ao meio ambiente; a Geração de Emprego e Renda, visando melhorar as condições de vida das pessoas que hoje tiram o sustento da catação do lixo e, a Educação Ambiental.

Todas as informações sobre a III Coema, inclusive as propostas elencadas por cada uma das 10 conferencias regionais realizadas em Mato Grosso, e a programação completa do evento estão disponíveis no portal da Sema, www.sema.mt.gov.br.

Informações sobre a etapa nacional podem ser obtidas no endereço eletrônico, www.conferenciameioambiente.gov.br.