Página inicial > SEMA > Notícias > Primeira reunião da Chamada Pública da Sustentabilidade foi realizada em Livramento
Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2013, 17h37 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h56 | Acessos: 467 | Categoria: Notícias

Com o objetivo de atender 3.200 agricultores familiares, em 20 municípios do Estado de Mato Grosso, num período de três anos, prestando serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), foi realizada a Primeira reunião da Chamada Pública da Sustentabilidade, projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá).

O evento aconteceu no dia 22.08 (quinta-feira), e contou com a participação de autoridades, políticos, representante de sindicatos e associações rurais.

O diretor da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Almir de Souza Ferro, explica que a Chamada Pública vai beneficiar 100 agricultores familiares tradicionais de cada município. O técnico da Empaer vai orientar no planejamento das ações, execução e avaliar as atividades individuais ou coletivas para o desenvolvimento Sustentável das Unidades de Produção Familiar (UPF). “A intenção é fortalecer as parcerias para que seja executado com êxito este novo desafio, de prestar assistência técnica para o meio rural”, enfatiza Ferro.

Com recursos na ordem de R$ 10, 8 milhões do MDA, serão atendidas 1.600 famílias nas regiões de Cáceres e Cuiabá e 1.600 na Região de Alta Floresta. A engenheira agrônoma da Empaer, Renilce de Magalhães Costa, esclarece que as ações terão como foco organizar e estruturar as propriedades rurais, diversificar as atividades, referentes à produção e renda, disponibilizar e gerar tecnologias sustentáveis, usar os recursos naturais e acessar as políticas públicas.

Conforme Renilce, o próximo passo serão as visitas e reuniões com os produtores para levantar informações em várias áreas tais como, ambientais e sociais de cada núcleo familiar. Participaram da reunião o Delegado do MDA, Nelson Borges de Barros, presidente da Câmara Municipal, Cássio Manoel Assunção, vereador, Alinor Augusto de Miranda, Secretario Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Eliseu Tirloni,servidores da Empaer, Comunidades rurais, Cedral de Cima, Carrapatinho, Capão Bonito, Mata Cavalo, Aguaçu e Pedra Branca.