Mato Grosso conclui nesta terça e quarta-feira (30 e 31.07) a etapa regional da Conferência do Meio Ambiente, com encontros em Campo Verde (131 quilômetros da capital, na Região Sul do Estado) e em Cuiabá.
No total, são 10 eventos preparatórios para a III Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada em setembro, de 11 a 13 de setembro.
No pólo de Campo Verde, o evento acontece nesta terça no Esporte Clube Juventude, e vai reunir representantes de 27 municípios da região. Já em Cuiabá, a conferência vai ser realizada nesta terça e quarta na Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão, localizada no Grande Templo Evangélico, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil organizada dos municípios de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.
A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Maricelma Mesquita, disse que a realização das 10 conferências regionais contou com o apoio da comissão organizadora estadual da Conferência Estadual do Meio Ambiente (Coema/MT) e do Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que disponibilizou técnicos de vários setores a fim de fortalecer a Conferência.
“Com o lema “Vamos Cuidar do Brasil”, a comissão organizadora estadual faz um convite para o engajamento neste processo de democracia participativa, expondo suas preocupações, dividindo responsabilidade e apresentando reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental de Mato Grosso e do Brasil”, destacou.
Todas as etapas da conferência – municipais, regionais e estadual - são preparatórias para a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília.
Esta edição da conferência tem como tema, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com foco em quatro eixos prioritários: a produção e o consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental. As propostas de ações prioritárias definidas nas etapas municipais e regionais serão apresentadas na etapa estadual, quando serão tiradas as 20 propostas do estado e também os delegados que participarão da Conferência Nacional, representando Mato Grosso.
A fim de orientar os participantes do evento, a Sema disponibilizou no seu portal, www.sema.mt.gov.br, textos referentes ao tema. Outras informações também podem ser obtidas no endereço www.conferenciameioambiente.gov.br .