O governador Silval Barbosa abriu nesta quarta-feira (24.07), em Cuiabá, a Caravana das Ouvidorias do Centro-Oeste, evento que tem o objetivo de fortalecer as ouvidorias como instrumento de interação entre o cidadão e a administração pública.
O chefe do Executivo elogiou a realização do evento, destacando a importância do fortalecimento das ouvidorias para consolidar a transparência da gestão.
De acordo com o governador, as ouvidorias estruturadas se tornam mais um órgão de controle e isso ajuda a atuação dos gestores. “Precisamos construir uma ouvidoria forte e integrada em todos os nossos municípios. Meu governo acredita que a transparência é fundamental e tem tomado todas as medidas necessárias para este fortalecimento”, disse.
O auditor-geral do Estado, José Alves Pereira Filho, explicou que o objetivo é criar uma rede de ouvidorias para que o cidadão encontre em apenas um lugar a resposta para questionamentos. De acordo com ele, controle e transparência devem ser vistos como pilares do sistema democrático. “Além de escutar o cidadão, as ouvidorias geram um diagnóstico, se transformando em um elo com os gestores, um mecanismo de gestão”, disse.
Para o secretário de Administração, Francisco Faiad, o intuito é trazer para dentro do estado as informações, as denúncias que são feitas, mas, principalmente, novas ideias. “A ouvidoria é um elemento de democracia e transparência”. A Caravana acontece até a quinta-feira (25.07) no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás.
A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), participa da organização do evento em Cuiabá.